PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Metodologia Científica - Guia Para a Eficiência nos Estudos



< strong>2) Natureza da ciência e do espírito científico



2.1) Significado da palavra ciência

Em sentido lato a ciência é associada ao conhecimento em geral. Em sentido mais restrito, a ciência implica um conhecimento que procede científicamente.

2.2) Características da ciência

a) Conhecimento pelas causas

A ciência explica os fenómenos buscando as suas causas e as suas razões de ser.

b) Profundidade e generalidade das suas conclusões

A ciência alarga o conhecimento humano apoiada em certezas legítimas. As suas conclusões sustentam-se sempre em relações de causa-efeito de valor universal.

c) Finalidade teórica e prática

Em termos teóricos, a ciência realiza a aspiração humana ao conhecimento. Em termos práticos, a ciência passou a ser um agente de melhoramento das condições gerais de vida.

d) Objecto formal

A especificidade da ciência em relação a outras formas de conhecimento reside na forma particular de atingir o seu objecto material: a experimentação, a procura das causas e das evidências constituem alguns aspectos particulares da ciência.  

e) Método e controle

A investigação é rigorosa, metódica e experimental, procura registar os factos sob condições controladas para determinar as suas causas.

f) Exactidão

As conclusões científicas são exactas já que são demonstráveis pela experimentação. Os factos demonstrados pelas evidências são objectivos, demonstráveis e controláveis.

g) Significado social

A ciência é uma instituição dedicada ao conhecimento da verdade e ao aperfeiçoamento geral das condições de vida humanas.

2.3) Definições de ciência

A ciência pode definida de maneiras diferentes que podem realçar alguns dos seus aspectos particulares ou operativos:

1- «Conhecimento do real pelas suas causas»;

2- «Conjunto orgânico de conclusões certas e gerais metodicamente demonstradas e relacionadas com determinado objecto»;

3- «Actividade que se propõe a demonstrar a verdade dos factos experimentais e as suas aplicações práticas»;

4- «Conhecimento sistemático dos fenómenos da natureza e das leis que os regem, obtido através da investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva»;

5- «Estudo de problemas solúveis mediante o método científico».

2.4) Espírito científico

É uma predisposição pessoal para o conhecimento científico. As qualidades morais e intelectuais estão implícitas neste estado de espírito que exige uma atitude crítica e rigorosa.

2.4.1) Espírito crítico

A ciência exige uma atitude crítica na análise, questionamento, exame e julgamento da validade dos seus enunciados. A procura da verdade deve ponderada, racional e examinar os motivos dos seus juízos.

2.4.2) Confiança na ciência

Um espírito crítico deve evitar fontes duvidosas do conhecimento, como a autoridade e a tradição. O cepticismo é o ponto extremo de descrédito na verdade. A confiança na ciência é um dos alicerces do espírito científico.

2.4.3) Busca de evidências

As evidências objectivas são objecto da procura dos cientistas. Observar os factos, as suas causas, os seus motivos e justificá-los, constituem a tarefa de um espírito científico.

2.4.4) Espírito de análise

Consiste na divisão ou fragmentação do conhecimento em elementos simples.

2.4.5) Espírito positivo e objectivo

Sendo a evidência dos factos o critério da verdade, o respeito pela objectividade desses mesmos factos é essencial à ciência.

2.4.6) Espírito criativo

Apesar de se basear em evidências objectivas, o cientista deve ser criativo e inovador na formulação de hipóteses, no processo de pesquisa e na escolha dos instrumentos a utilizar.

2.4.7) Espírito indagador

O espírito científico não deve aceitar acriticamente os problemas já resolvidos. Deve questionar constantemente as evidências limitadas ou insuficientes. Duvidar com inteligência é procurar as certezas com evidências objectivas.

Conclusão

O espírito científico é uma qualidade que se adquire e que diz respeito a uma atitude ou posição de um sujeito em relação ao conhecimento. 



Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Sociologia
- Métodos Em Pesquisa Social
- Metodologia Científica - Guia Para A Eficiência Nos Estudos
- Ciência
- Antropologia: Uma Introdução
- O Discurso Sobre As Ciências
- A Revolução Cientifica Do Século Xvii

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online