PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Smam ensina a evitar morcegos em residências



Abaixo algumas informações importantes sobre como evitar que os morcegos se instalem em nossas casas.

"A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) alerta a população para aproveitar o período de inverno para efetuar a vedação de frestas em suas residências, a fim de evitar o alojamento de morcegos.

Segundo a coordenadora do setor, bióloga Soraya Ribeiro, muitas pessoas buscam informações na SMAM durante o verão, reclamando da presença de morcegos em suas casas. Normalmente, esses animais instalam-se em telhados, caixas de persiana, gabinetes de ar condicionado e chaminés. 'As colônias que migraram para fora de Porto Alegre no inverno, retornam e alojam-se sempre no mesmo lugar', explica Soraya.

A bióloga enfatiza que, uma vez alojados (verão e primavera), os mamíferos entram em fase de amamentação de filhotes, quando não é mais possível fazer quaisquer alterações nas edificações, sob o risco de matar adultos e filhotes, incorrendo em crime ambiental. Desta forma, a SMAM orienta a população para que efetue as modificações necessárias em suas casas, de forma a impedir a entrada dos morcegos nesta época do ano. 'Esses animais conseguem entrar nas residências passando por frestas de apenas 1,5cm', acrescenta a bióloga.

Segundo Soraya, a intenção não é eliminar o morcego do ambiente urbano, uma vez que ele possui importância no equilíbrio ambiental. Um único morcego ingere 15 gramas de insetos por noite, o que equivale a 5 mil mosquitos. 'A ação da SMAM é focada na convivência, sem riscos de exposição direta, de morcegos e população', conclui.

Fonte: SMAM - PMPA e SECOVI/RS"

Essas informações são de um panfleto de imobiliária daqui de Porto Alegre (panfleto da Guarida Imóveis, ano 18, nº 210, agosto de 2008), e achei interessante o suficiente para dividir com vocês. Espero que possam aproveitar. :)

Então pessoal, vamos vedar nossas casas no inverno para que elas estejam protegidas no verão e na primavera, senão teremos que esperar pelo próximo inverno para fazer isso. É de nosso próprio interesse manter os morcegos vivos e seguros, já que eles atuam fortemente contra os mosquitos (e estes sim podem nos passar uma série de doenças brabas, fora o incômodo que são), entre outras utilidades. Saiba mais sobre a importância dos morcegos em nossas vidas acessando o link: http://www.morcegolivre.vet.br/morcegos1.html (também coloquei este link abaixo, nos links importantes. É o terceiro deles. Traz muitas informações e curiosidades sobre nossos amiguinhos voadores, vale a pena visitar!). :)

-

Eu apóio a Campanha "Para Mim Os Animais Importam":

http://www.animalsmatter.org/

Ajude também! Cada voto conta! :D




Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online