PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


O Muro de Berlim



Com o fim da Segunda Guerra, Berlim foi dividida entre os vencedores; os setores norte-americano, britânico e francês, embora em território da Alemanha Oriental, ou seja, na área de influencia soviética, permaneceram ligados à Alemanha Ocidental _ capitalista, que escolheu a cidade de Bonn para ser sua capital.

 A resposta soviética foi a criação da Republica Democrática Alemã _ RDA.

 A capital da Alemanha Oriental, mais conhecida como RDA, passou a ser a parte oriental de Berlim, sob controle soviético.

 A Alemanha Oriental atravessou períodos de crise econômica até a década de 1960 e, muitos berlinenses deixaram o setor oriental em busca de melhores oportunidades de trabalho no setor ocidental. Para reafirmar sua soberania e evitar esse êxodo de trabalhadores, as autoridades orientais construíram o Muro de Berlim, um dos símbolos mais significativos do mundo bipolar, das tensões da Guerra Fria. O Muro, ao dividir Berlim, materializava numa cidade todo o antagonismo dessa época: O Conflito Leste X Oeste ou Capitalismo X Socialismo.

 Na noite de 13 de agosto de 1961, o lado ocidental de Berlim foi isolado com arame farpado e soldados armados impediram a circulação de pessoas. A partir de então começou a ser erguido um muro de 159km de extensão, que dividiu a cidade ao meio.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Guerra Fria
- Guerra Fria _ Paz Armada
- Mega Memória - A Queda Do Muro De Berlim
- Fim Da Guerra Fria-parte 2
- A Guerra Fria
- Gorbatchev E A Abertura Do Leste Europeu
- Muro De Berlim, Da Construção à Queda

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online