PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


O Fim da História & o Último Homem



Em 1989, o filosofo e ideólogo do departamento de Estado dos Estados Unidos Francis Fukuyama, escreveu um ensaio sobre a existência de uma ?nova ordem mundial? após o fim da Guerra Fria, na qual teria ocorrido a vitória do Capitalismo e da democracia.

 Seu ensaio, foi transformado em livro e, Fukuyama argumenta que, com a vitória do capitalismo, o modelo político e econômico norte-americano se tornaria dominante e, por isso não haveria mais conflitos.

 Ouve uma vitória dos Estados Unidos sobre a União Soviética em disputa de Estados rivais com sistemas políticos-econômicos diferentes mas, os Estados vencedores enfrentaram vários problemas econômicos, em parte devidos aos elevados gastos com armas; podendo até ser discutível afirmar que o capitalismo seja melhor que o socialismo se considerados vários aspectos, entre eles as desigualdades sociais.

 A planificação soviética nunca priorizou a industria de bens de consumo, como a de automóveis e a de eletrodomésticos; por esse motivo, e por não haver concorrência  entre as empresas estatais, seus produtos eram tão defasados  tecnologicamente. Já o capitalismo, é um sistema muito mais dinâmico, produtivo e competitivo.

 Os países desenvolvidos, onde vivem quatro quintos da população da humanidade são capitalistas. O aumento das disparidades sociais é o resultado da incorporação de novas tecnologias aos processos produtivos, que tem levado a uma significativa redução do numero dos postos de trabalho.

 A distancia entre os paises desenvolvidos e subdesenvolvidos é uma tendência histórica do capitalismo, acentuada sobretudo em sua atual fase informacional, como resultado da Revolução Técnico-científica e da globalização; mas esse fenômeno não ocorre de forma tão linear: a desigualdade aumenta entre determinadas regiões e diminui em outras, podendo serem citados a África Subsaariana e a China. Enquanto alguns países e regiões tem conseguido se integrar ao processo de globalização e beneficiar-se dele, outros são excluídos.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Pós-segunda Guerra _ A Reordenação Geopolítica
- Fim Da Guerra Fria-parte 2
- Guerra Fria _ Paz Armada
- Capitalismo
- Fim Da Guerra Fria-parte 1
- Globalização
- Socialismo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online