PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Economia de Mercado X Economia Planificada



Uma das principais diferenças dos países socialistas e os países capitalistas consiste na forma como suas economias são organizadas. Nos países capitalistas predomina a economia de mercado, enquanto nos países socialistas predomina a economia estatal planificada.

Na economia de mercado, a maior parte da produção econômica (de bens e de serviços) é resultante das empresas privadas: fabrica, comercio, prestação de serviços controlados por cidadãos particulares. Ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção. O Estado interfere na atividade econômica para regulamentar e atender setores como: energia, segurança, educação, saúde e outros.

A economia estatal planificada, a produção econômica é dirigida pelo Estado. As fabricas, o comercio e os serviços são controlados por empresas estatais. Os trabalhadores são funcionários do Estado. Somente o Estado detêm a propriedade dos meios de produção. Nesse sistema, a produção econômica do país é planejada por um órgão central do Estado, visando atender às necessidades sociais que esse órgão centralizador planejou. Não existe o produto particular disputando, no mercado, a venda do seu produto.

Entre esses dois sistemas opostos, há uma variedade de sistemas econômicos mistos que buscam harmonizar, em diversas proporções, o domínio do setor privado (livre iniciativa) e o setor publico (empresas estatais)



Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- A Agropecuária Nos Países Desenvolvidos
- Neocolonialismo X Colonialismo
- Distribuição De Renda
- A Sociedade Francesa às Vésperas Da Revolução
- Feudalismo
- Imperialismo & Neocolonialismo _ Definindo Conceitos
- Globalização

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online