PUBLICIDADE

Página Principal : História


Aristarcos de Samos



Aristarco de Samos, normalmente conhecido como o Copérnico da Antiguidade, foi um astrônomo e matemático grego que traçou as fundações para uma examinação mais científica do universo. Aristarco foi o primeiro a propor não somente o universo heliocêntrico, mas um maior que qualquer um dos universos propostos por seus antecessores.

Aristarcos foi estudante de Estrato de Lampsaco, que era o diretor do Liceu de Aristóteles. No entanto, é possível que acreditemos que Aristarcos não estudou com Estrato em Atenas, mas estudou com ele sim em Alexandria. Estrato se tornou diretor do Liceu em Alexandria em 287 AC e é possível que Aristarcos estudou com ele neste lugar, começam com seus estudos logo depois desta data.

Suas idéias astronômicas foram rejeitadas em favor da teoria geocêntrica de Aristóteles e Ptolomeu, até que foram despertadas com sucesso por Copérnico e extensivamente desenvolvidas por Johannes Kepler e Isaac Newton quase 2000 anos depois.

Aristarcos nasceu na ilha de Samos, na Grécia, por volta de 310 AC e morreu por volta de 230 AC. Ele era conhecido como uma astrônomo celebrado, mesmo enquanto estava vivo.

Seu único trabalho ainda existente é um pequeno tratado: "Na Magnitude e Distância do Sol e da Lua", onde ele usou geometria para encontrar as distâncias para o Sol e para a Lua. Mesmo o sistema heliocêntrico não sendo mencionado neste tratado, uma citação no Arenário de Arquimedes deste trabalho de Aristarcos prova que ele antecipou a grande descoberta de Copérnico.

Arquimedes, que era 25 anos mais jovem que Aristarcos, escreveu: "Suas hipóteses são que as estralas fixas e o Sol se mantém imóveis e que a Terra gira em torno do Sol na circunferência de um círculo, o Sol ficando no meio da órbita." Arquimedes também adicionou que de acordo com Aristarcos, que está em contradição com "a consideração comum" dos astrônomos, o universo é muitas vezes maior do que assumem os astrônomos e que as estrelas fixas estão em uma enorme distância do Sol e dos planetas.

Aristarcos também propôs uma antiga contagem de tempo grega, seu "Ano Notável" de 4868 anos solares. Embutido no Ano Notável estava a duração do mês em acordo com o valor Babilônico de 1 parte em dez milhões, décadas antes da Babilônia ser conhecida por utilizá-la.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Renascimento Científico
- Arquimedes
- Mundo Clássico - Filosofia E Ciência
- Aristóteles
- Grandes Pensadores? Aristóteles, A Máquina De Pensar
- AristÓtoles
- Sinais Da História-8ºano

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online