PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


A corrente estruturo funcionalista e as desigualdades sociais



A corrente estruturo funcionalista articulada com a concepção neo liberal apesar de proclamar o principio de igualdade de oportunidades não põe em causa as desigualdades estruturais, limitando-se, quando muito, á defesa das liberdades fundamentais e principio da igualdade juridico-politicas.

Parsons, Davis e More partem do principio que todas as sociedades são prespassadas de estratificação social, na medida em que determinadas funções ou posições são mais importantes que outras e, como tal, deverão ser melhor recompensadas e ocupadas pelos mais capazes, competentes e talentosos.

Trata-se, pois, de uma concepção meritocrática. existem diferentes profissões, tarefas e actividades que apresentam uma importancia variavel e algumas delas são vitais para a vida social, outras são consideradas funcionalmente menos decisivas. Por outro lado, nem todas as posiçoes sociais podem ser ocupadas pelos mesmos individuos: alguns exigem aptidoes naturais para o seu desempenho. Se a sociedade recompensasse igualmente todas as posições sociais dificilmente encontrariamos individuos dispostos a ocupar posições de maior responsabilidade.É precisamente o facto de a sociedade conferir bens materiais, prestigio e tempos de lazer variáveis ás diferentes posições sociais que lhe permite encontrar individuos que ocupem todos os lugares, isto é, é precisamente o facto de a sociedade criar desigualdades que lhe irá permitir sobreviver, integrar todos os individuos, satisfazer as suas qualidades e aspirações. As desigualdades sociais em lugar de serem um mal a evitar, são funcionais.

Critica:esta concepção além de não questionar os próprios critérios de avaliação dos métodos e da atribuição das recompensas, esquece as diferenciadas condições que permitem o acesso e controlo das recompensas, ficando-se apenas nas classificações de tipo profissional. 


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Conceito De EstratificaÇÃo Social
- Exclusão, Anomia E Solidariedade Social
- As Desigualdades Socias Na Optica De Weber: Contraposição Com Durkheim
- Conceito Do Facto Social Total
- Falando Sobre Políticas Sociais Aos Pobres
- O Conceito De Poder
- O Preconceito Contra Os Negros No Brasil:ficÇÃo Ou Realidade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online