PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Globalização



A globalização é hoje uma realidade, uma ideia e um projecto.

 É uma realidade porque todos os paises do mundo e todos os sistemas da sociedade são atingidos.

É uma ideia porque entra no dominio de uma ideologia. Para uns a globalização é uma forma de solucionar os problemas, para outros a globalização é algo que tem favorecido a injustiça social.

A globalização é um projecto porque alguns pretendem com a globalização aumentar a sua riqueza. Ela é projecto, sobretudo, para os paises desenvolvidos que pretendem, aspiram a uma hegemonia politica, económica e militar, sendo os outros paises obrigados a sujeitar se  e essa nova economia que circula no mundo.

A globalização tem quatro níveis:

< strong>económica: a globalização a este nivel é, particularmente, visivel na livre circulação de bens. Embora este tipo de globalização nao seja recente, hoje ela estende-se á escala global. Não se trata de uma comercialização de bens entre algumas regiões, mas o mundo inteiro entra nesta comercialização. Já o cristianismo pretendia universalizar a religião cristã, mas a globalização hoje é muito mais intensa e extensa.

globalização dos aspectos financeiros: verifica se ao nivel da circulação dos bens, das empresas, armamento nuclear, drogas, redes de tráfico de emigração, prostiutição, circulação financeira (acções filantrópicas).

Politica - a globalização politica não é um fenómeno moderno. Muito precocemente as civilizações passaram a fazer acordos politicos internacionais. O que hoje surge de novo é a criação de instâncias supra nacionais que estão acima das relações internacionais, como é o caso da ONU,ORS, OIT. As decisoes não são internas ás nações, mas o Estado é objecto de uma instância á qual deve explicações.

Juridica - o nivel juridico é o menos globalizado, pois sabemos que o direito é tributário de um pais, das regras e costumes e, como tal, é muito dificil ser equivalente a todos os paises.Porém, ha cada vez mais elementos que apontam para uma globalização juridica. Está, sobretudo, presente no conjunto de normas que decorrem das instancias internacionais e outras, como por exemplo, as normas que regem a utilizaçºao de determinadas tecnologias.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Problemas Da Globalização - Injustiça Social
- A Europa Na Era Global
- Globalização
- Globalização E Disparidades
- O Que É GlobalizaÇÃo
- O Fim Da História & O Último Homem
- Culturas Nacionais

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online