PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Moral em Kant



Moral em Kant)

Age de tal modo que a máxima da tua ação se possa tornar principio de uma legislação universal. Kant talvez seja o mais reconhecido o pensador, escritor e formulador da teoria sobre a obrigação moral única e geral. Explicitando todas a outras que temos. È o chamado imperativo categórico.

·         imperativo categórico, é, em conceito geral, uma obrigação incondicional que temos alem da nossa vontade ou desejo pessoal e contrasta com o imperativo hipotético. Agir contra sua própria natureza, contra os pecados capitais e contra os vícios e falsas humildades. 

·         Nossas obrigações morais irão ser resultado deste imperativo categórico que ele acreditava poder ser formulado em três bases fundamentais.

·         A) Age somente em concordância com a maxima através da qual tu possas ao mesmo tempo querer que se torne lei universal.

·         B) Age de modo que uses a huminidade como exemplo, quer na tua pessoa como qualquer outra, sempre ao mesmo tempo como fim, e jamais como meio.

·         C) Esta é a síntese das duas anteriores: Diz que devemos viver e agir de modo que possamos pensar dos mesmos como leis universais legislativas através de nossas máximas, pensando em nós como tais legisladores autonomos , mas para isto devemos seguir nossas próprias leis.

·         Toda moral desta moral esta em eu sujeito procurar agir em respeito aos outros sem ser coagido por nem obrigatoriedade nem leis locais criadas pelo próprio homem, nem por necessidade de satisfazer seu próprio ego, nem para tirar proveito em seu beneficio, nem sacrificando seu intelecto inato, mas, entendendo que esta ação trará beneficio a sua felicidade e a felicidade do outrem.

·         E não faze-lo para mascarar nem esconder o verdadeiro sujeito por trás do respeito, mas encontrar um sentimento que por si se produza a verdadeira moral mediante o conceito da razão.

·         Desta forma devo agir sempre, de modo que possa querer também que minha máxima se converta em lei uniersal.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Razão E Moral Em Kant
- Kant
- A Religião No Limite Da Simples Razão
- Dever Jurídico
- A Virtude Segundo O Filósofo Aristóteles
- Crítica Da Razão Prática
- Jean-jacques Rousseau - Frases E Pensamentos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online