PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Acepções DO TERMO CIVILIZAÇÃO



ACEPÇÕES DO TERMO CIVILIZAÇÃO
A palavra civilização é utilizada com diferentes significados. Na linguagem comum, dizemos que alguém é civilizado quando é ?bem educado?, tem ?boas maneiras?. Quando nos referimos aos povos, o sentido é bem diferente.
O termo civilização começou a ser utilizado na França, em meados do século XVIII, como um sentido evolucionista de progresso. Segundo esse conceito, a humanidade passaria por etapas sucessivas de evolução social. Assim, alguns cientistas montaram classificações evolutivas em que procuraram enquadrar todas as sociedades, desde o paleolítico até os dias atuais. Nessas classificações, civilização corresponderia às culturas consideradas ?primitivas?, ?selvagens? ou ?bárbaras?.
Grande parte dos historiadores, antropólogos e demais estudiosos da atualidade rejeitam essas noções de superioridade ou inferioridade cultural entre os povos. As sociedades humanas são diferentes, mas não podem ser hierarquizadas numa classificação linear.
No entanto, o termo civilização continua sendo bastante utilizado nos estudos históricos, apenas para referir-se a uma forma própria de organização social. Nesse sentido, nas palavras do historiador Jaime Pinsky, civilização não é elogio, e pré-civilizado não pode ser tomado como ofensa.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Povos Lendários
- Antropologia Estrutural - Raça E História
- A Cultura
- A Civilização Islâmica
- As Primeiras Civilizações
- Eros E Civilização - Resumo Pela Lente Da Razão
- Capitalismo Gera O Socialismo ?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online