PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Modernidade versus pós-modernidade



O leitor implícito, ou quase explícito, de ? Modernidade versus pós-modernidade? (1980), de Jürgen Habermas é o crítico direitista americano Daniel Bell, pioneiro na crítica e análise da pós-modernidade, a qual acusa de estética da ruptura e do novo na produção do hedonismo, o que dificulta a vida cotidiana. Habermas, como frankfurtiano marxista, não quer ser confundido com Bell, que se torna uma presença fantasmática nesse texto.

É fato, pois, que Habermas não se inclina a aceitar que as certezas da modernidade levaram à violência e à crueldade. Ele soa nostálgico do projeto iluminista da modernidade. E permite o paradoxo da era moderna. Para ele, a estética moderna criou um impasse, mas não extinguiu ou apagou os ideais iluministas. Trata-se, então, de um raciocínio moderno ou de um lamento pelos valores e promessas perdidas da modernidade.

Desse modo, a noção de que ser ?moderno? significa um retorno aos antigos mudou com a idéia do progresso sem fim do conhecimento e do avanço infinito para o aprimoramento social e moral. Para Habermas, o relacionamento entre moderno e clássico perdeu completamente suas referências com uma história fixa. Ele toma Baudelaire como exemplar do espírito e do exercício da estética da modernidade. Nesse autor, torna-se evidente o intuito anárquico de ruptura com o contínuo da história.

Finalmente, o questionamento de Habermas fica para reflexão: deveríamos tentar ater-nos às ?intenções? do Iluminismo, por frágeis que sejam, ou deveríamos declarar causa perdida todo projeto de modernidade?




Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Foucault E Habermas: A Comunicação No Poder E Na Validação Dos Discursos
- Pós-modernidade, ética E Educação
- As Consequencias Da Modernidade
- Das Utopias Ao Mercado
- O Anticristo
- Modernidade Líquida
- Finalização Do Resumo "as Conseguencias Da Modernidade"

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online