PUBLICIDADE

Página Principal : História


Como começou a Primeira Guerra Mundial?



Com o desenvolvimento Industrial e outros fatores, os países capitalistas obtiveram grande poder para matar, roubar e destruir. Uma das maiores causas da Primeira Grande Guerra foi por posses de terras: a Alemanha pretendia construir uma ferrovia (Berlim - Bagdá) a fim de dominar as terras de Constantinopla e do Oriente Próximo, porém o Imperialismo russo também desejava a região balcânica; em 1871, a Alemanha dominou as minas de carvão e ferro na Alsácia-Lorena, e a França ainda estava ressentida com essa perda; e a Itália não gostou do avanço francês sobre a Tunísia, então se aliou a Alemanha.

A Alemanha ganhou o mercado da Inglaterra e por isso se fortaleceu em engenharia e indústrias, e ainda ganhou acesso a uma região inglesa rica em petróleo, fato que deu mais força à Alemanha. Este país ainda queria o Marrocos, por ser uma terra rica em minérios, mas a França, a fim dessa terra, concedeu alguns territórios do Congo francês para a Alemanha e a fez desistir de Marrocos.

Com essas disputas, o nacionalismo passou a ser outro grande motivo da Guerra. Neste destacaram-se os fenômenos ideológicos: revanchismo francês (devido a derrota da França, na Guerra Franco-Prussiana, ficando com ódio dos alemães); pan-eslavismo (quando o governo russo protegeu os povos eslavos e se envolvia com conflitos russos); e expansionismo sérvio (a Sérvia queria aumentar seu território).

As disputas imperialistas deram origem a dois blocos antagônicos de nações: a Tríplice Aliança (Alemanha, Austro - Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (Inglaterra, Rússia e França). Só faltava um ?empurrãozinho? para começar a Guerra composta pelas seis maiores potências do mundo, este surgiu quando um estudante sérvio assassinou a tiros o herdeiro do trono austríaco, o arque-duque Francisco Ferdinando, e a sua esposa, na Bósnia.

Aí começa a ?bola de neve?. A Áustria declara guerra à Sérvia, e a Rússia fica contra a Áustria que se une com a Alemanha. Esta entra em guerra contra a França e no dia seguinte invade o território da Bélgica (país neutro), fazendo com que a Inglaterra declarasse guerra contra os alemães.

Sendo uma guerra de movimento a Alemanha foi o país que obteve mais vitórias tanto na frente oriental como na ocidental. Esta frente se estabilizou em 1915 com o início da guerra de trincheiras. Quando os Estados Unidos entraram na guerra, em 1917, a Tríplice Entente começou a obter mais vitórias. Em novembro de 1918, o regime monárquico alemão foi deposto e o país assinou sua rendição.

Esses conflitos resultaram na criação da Polônia, da Tchecoslováquia, da Iugoslávia e da Hungria, também gerou um equilíbrio no mundo (com Estados Unidos e Japão).



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- I Guerra Mundial
- Primeira Guerra Mundial: As Origens.
- História Geral E Do Brasil
- 1ª Guerra Mundial
- Movimentos Nacionalistas
- A Conjuntura Da Alemanha Na Primeira Guerra Mundial.
- Primeira Guerra Mundial

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online