PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


As Escolas Medievais



O presente artigo é dedicado a todos os leitores do shvoong que se interessam ou atuam na área de Educação, mas com especial ênfase a meus alunos de uma universidade brasileira. Neste artigo irei tratar da temática referente ao momento em que as escolas começam a surgir na Europa medieval (entre os século 9 e 12), bem como os principais tipos de escolas existentes a esta época.
No período que vai de fins do século 9 a início do ´seculo 13 a Europa começavaa se transformar. Datam desta época alguns eventos muito importantes e que viriam a influenciar por muitos ´seculos a sociedade européia, são eles: a) a expansão do domínio ideológico, político e econômico da Igreja; b) A organização cada vez maior de exércitos militares, compostos de ordens de cavalaria, a serviço da nobreza e do clero; c) surgimento e desenvolvimento das cidades.
Todas estas mudanças acabam gerando na sociedade novas necessidades educativas, a saber: a) necessidade de formação de novos sacerdotes, o que motiva a criação de escolas de sacerdotes no interior das igrejas, abadias, mosteiros e catedrais; b) necessidade de educar os filhos dos nobres (para que viessem a administrar as terras de seus pais); c) necessidade de reproduzir a força de trabalho das populaçõesque começavam a migrar para as cidades (saindo do campo) e iniciavam o desenvolvimento de novas ocupações.
As necessidades educativas acima acabam por fazer surgir (ou ampliar no caso das escolas de sacerdotes) as escolas na sociedade medieval. Antes de falar sobre os tipos de tais escolas devemos observar que estas não se destinavam de forma alguma à "educação do povo", especialmente dos camponeses, mas sim a algumas poucas pessoas que se diferenciariam das demais devido à posse dos conhecimentos transmitidos nas escolas. Retornando à questão das escolas existentes até o início do século 13 na europa medieval, podemos de forma bastante sintética identificar 03 tipos: a) Escolas de formação de sacerdotes: criadas de maneira a trazer para os novos clérigos o conhecimento da doutrina católica, bem como noções básicas de filosofia, especialmente a retórica (arte de argumentar); b) Escolas de ofícios (Corporações de Ofícios): dedicado ao ensino dos ofícios que estavam surgindo nas primeiras cidades euroéias medievais (como por exemplo: alfaiates, ferreiros, tecelões). Ests corporações, ao mesmo tempo que associavam os sujeitos que se ocupavam de cada atividade com o objetivo de transmitir às gerações mais novas o conhecimento destes ofícios, se destinavam também a reunir e proteger os praticantes de tais ofícios a partir de ligações de solidariedade. Com isto, tais associações chamavam-se também de Guildas, e a idéia dos sindicatos surgidos muito depois, no ´seculo 19 vai se inspirar em tais guildas; c) Escolas de cavalaria: nas escolas de cavalaria, sobretudo após o ´seculo 10, eram treinados os sujeitos que viriam a ser os combatentes dos exércitos medievais. Tinham duas finalidades básicas: proteger a nobreza e o clero, e ir lutar nas cruzadas, que foram eventos de guerra entre o ocidente e o oriente que aconteceram na idade medieval (a este respeito, quem desejar pode assistir ao filme "Cruzada" para ter uma idéia melhor do que teria sido tal evento).
É importante indicar que todas estas escolas se encontravam sob a vigilância atenta da igreja, de modo que em cada uma delas haiam representantes do clero encarregados de verificar se além dos ofícios e artes de combate, a doutrina católica se encontrava presente e respeitada em tais escolas.
Espero que todos tenham apreciado este resumo de algumas dem inhas aulas na universidade e possam desta maneira ficar atentos para o próximo resumo, o qual falará sobre o período da renascença.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A EscolÁstica
- A Necessidade Do Especialista De EducaÇÃo FÍsica No Ensino Fundamental
- Idade Média: Invenção De Um Conceito
- Escolas Anarquistas No Rio De Janeiro: Uma ConcepÇÃo De
- Quando Ensinar é Uma Guerra
- Idade Média: Séculos X ? Xv
- EducaÇÃo: Uma Das Poucas Saídas Da Pobreza

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online