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Sobre a Sociologia Educacional de Pierre Bourdieu - : primeiros conceitos



Pierre Bourdieu foi um autor polêmico, mas incontestávelmente um dos mais competentes que o século 20 conheceu. Suia obra, aém de muito vasta se compõe de estudos e temas estudados em grandes detalhes e com muita profundidade. Vive na França entre 1930-2001, tendo escrito 58 livros, mais de 450 artigos e um grande número de escritos ainda não publicados.
Do ponto de vista da sua teoria sociológica, é correto afirmar que Bourdieu eé o único autor que rompe com a influência dos chamados "três clássicos" (Weber, Marx e Durkheim) . Toda a sua teoria sociológica está apoiada na idéia de que nem o indivíduo nem a estrutura social se tomados isoladamente são suficientes para explicar a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem.
Para a compreensão destes fenômenos sua longa linha de estudos e pesquisa desenvolve alguns conceitos-chave, os quais auxiliam em muito a compreensão de seus resultados de pesquisa:

a) Habitus: o habitus consiste em uma matriz geradora de comportamentos, visões de mundo e sistemas de classificação da realidade que se incorpora aos indivíduos (ao mesmo tempo que se desenvolve nestes), seja no nível das práticas, seja no nível da postura corporal (hexis) destes mesmos indivíduos. Deste modo, o habitus é apreendido e gerado na sociedade e incorporado nos individuos. O habitus é um grande organizador de nossos hábitos, é o que dá sentido às nossas ações quando estamos em sociedade.

b) Campo: O conceito de campo
complementa o de habitus, pois para Bourdieu (2001) o campo consiste no espaço em que ocorrem as relações entre os indivíduos, grupos e estruturas sociais, espaço este sempre dinâmico e com uma dinâmica que obedece a leis próprias, animada sempre pelas disputas ocorridas em seu interior, e cujo móvel é invariavelmente o interesse em ser bem-sucedido nas relações estabelecidas entre os seus componentes (seja no nível dos agentes, seja no nível das estruturas). Em termos grosseiros, o Campo é o local em que as coisas acontecem em sociedade. Um exemplo disto é o fato de que a dinâmica de cada campo tem um tipo diferente de luta pelo poder neste mesmo campo. Ex: no Campo do Esporte as lutas pelos atletas para se afirmarem não é o mesmo tipo de luta que o professor deve realizar para se afirmar no Campo Acadêmico. Tais lutas seguem regras diferentes devido ao fato de serem campos diferentes.

c) Capitlal Cultural: "(...)uma hipótese indispensável para dar conta da desigualdade de desempenho escolar das crianças provenientes das diferentes classes sociais, relacionando o sucesso escolar (...) que as crianças das diferentes classes e frações de classe podem obter no mercado escolar ( BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afranio. Escritos de Educação. Petrópolis, 1998: Vozes. p. 73)" . Isto implica em dizer que o Capital Cultural tem a ver com aquilo que é apreendido no n´viel da cultura pelo indivíduo e que vai fazer com que este aprendizado possa gerar lucros em termos de sucesso na sociedade (especialmente na escola). O Capital Cultural é em boa parte herdado na primeira socialização familiar, o que explicaria por exemplo porque algumas crianças conseguem mesmo nos primeiros anos de escola um desempenho superior ao de outras sem terem no entanto nenhum problema psicológico.
Com estes primeiros conceitos podemos começar a pensar na teoria escolar de Pierre Bourdieu, a qual é chamada de forma equivocada no Brasil de "reprodutivista". No próximo resumo, complementar a este vou trabalhar os aspectos da teoria de Bourdieu ligados unicamente à questão da escola.
Dedico este texto a meus alunos de uma grande universidade privada brasileira, os quais certamente saberão aproveitar as contribuições deste grandesociólogo chamado Pierre Bourdieu.


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