PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


A Escola Conservadora e as desigualdades frente à escola e à cultura


Publicidade



A Escola conservadora e as desigualdades frente à escola e à cultura<1>

<1> BOURDIEU, P. A Escola conservadora e as desigualdades frente à escola e à cultura. In: CATANI, A. (org). Escritos de Educação.
Petrópolis: Vozes, 1998.

Nesse artigo, Bourdieu procura identificar e detalhar a ação dos mecanismos objetivos de seleção cultural e social utilizados pela escola, instituição vista como uma instância cuja finalidade implícita seria a de manter o "status quorum" e legitimar as desigualdades sociais e culturais existentes fora dela. Tal legitimação se daria mediante um processo no qual as desigualdades sociais e culturais entre as classes viriam a ser convertidas na escola em desigualdades de desempenho escolar.
Segundo o autor, a herança cultural dos alunos oriundos das classes sociais dominantes teria um papel preponderante no que tange a seu "sucesso escolar", na medida em que suas práticas ("habitus") e concepções ("ethos") a respeito da cultura escolar (as quais incluiriam também um conhecimento privilegiado a respeito dos rituais e da dinâmica de funcionamento da escola) viriam a constituir um "capital cultural" específico (escolar), o qual, mediante o contato com a cultura escolar viria a aumentar progressivamente em função do tempo de permanência na escola, pois tais alunos seriam submetidos a uma "dupla imersão" (nos âmbitos familiar e escolar) em sua própria cultura, considerada legítima pela escola dada a afinidade entre sua cultura e a cultura das classes dominantes. De maneira inversa, os alunos oriundos de classes sociais não-dominantes encontrariam vários obstáculos as eu sucesso escolar (chegando em alguns casos até a se constituírem em impedimentos), pois devido ao fato de não terem familiaridade com a cultura escolar em seu contexto familiar e não possuírem o "habitus" valorizado pela escola, teriam muito menos possibilidades de obter tal sucesso na medida em que a escola viria a selecionar justamente os alunos detentores de maior similaridade com sua cultura.
Todo esse processo contaria com a adesão (nem sempre tácita) dos educadores à cultura aristocrática, na medida em que estes elaborariam e implementariam métodos pedagógicos voltados para "o desenvolvimento dos dons" (dons estes que consistiriam numa combinação entre o "ethos" da valorização da prática escolar e o "habitus" condizente com as práticas culturais escolares encontrado nas classes dominantes), tornando assim possível o reconhecimento dos "mais aptos", os quais devido às vantagens anteriormente mencionadas, geralmente pertenceriam às classes dominantes. Tensionando essa questão no sentido da avaliação escolar, Bourdieu entende os procedimentos avaliativos como sendo estruturados em torno de: "(...)uma cultura aristocrática e sobretudo uma relação aristocrática com a cultura, que o sistema de ensino transmite e exige (p. 55)".
Concluindo, com base nos elementos indicados ao longo do artigo, o autor indica que a escola, ao contrário do que é afirmado pelas ideologias defensoras da igualdade de oportunidades mediada pela escola, essa instituição teria na realidade um papel de suma importância na manutenção das desigualdades sociais e culturais, na medida em que, mesmo ampliando o acesso das classes não-dominantes à escola, devido aos mecanismos de seleção social e cultural contidos em seu interior, esta continuaria a frustrar o êxito desse alunos, enquanto consagraria os esforços daqueles pertencentes às classes dominantes.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Escola Conservadora: As Desigualdades Frente à Escola E à Cultura
- Os Três Estados Do Capital Cultural
- Sobre A Sociologia Educacional De Pierre Bourdieu - : Primeiros Conceitos
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- Teorias Críticas: Currículo Escolar Como Reprodutor Das Desigualdades
- Antonio Gramsci E A Escola Unitária
- Maurício Tragtenberg - Resenha


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online