PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


INCLUSÃO: Um guia para educadores



A inclusão veio desestruturar a atual educação, que está com os seus dias contados devido a sua incapacidade de acompanhar as grandes tecnologias e as megas informações que passam cada vez mais rápidas em nossas vidas.Afinal,como uma escola ,cujas as estruturas foram construídas há 200anos baseadas nos modelos econômicos que visavam somente a produção em grande escalas, poderia sobreviver ao mundo que vivemos agora? Um mundo cada vez mais específico e baseado nas individualidades?
A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especias veio para nos fazer refletir sobre que escola nós temos. O livro citado, publicado em 1999, nos trás informações sobre como os professores podem está modificando a sua prátia e esclarece os aspectos fundamentais da inclusão escolar.Ele faz com que a escola analise quais os paradigmas tradicionais que são necessário que se rompam para haver uma verdadeira inclusão. Não existe mais, aliás nunca existiu, pois quem não aprende acaba saindo da escola; turmas homogênias, não existe alunos que retêm informações despejadas pelos professores e que levam a vida toda este "aprendizado".Hoje, quem consegue memorizar com fome? Com problemas? Cansado?Com Retardo Mental? Autismo? Para quem esta atual escola existe?
O livro vem trazer estas questões através de exemplos práticos, desde currículos até a organização dentro da sala de aula.Devemos lembrar, que segunda a convenção de Salamanca, as pessoas com necessidades educacionais especiais, não são somente aqueles que apresentam um diagnóstico médico dizendo que ele é autista, deficiente mental, deficiente físico, deficiente visual, etc.; mas aqueles que, por algum período na sua jornada escolar apresente dificuldades em aprender. Contudo, fica a dúvida se é o aluno que apresenta dificuldades ou a escola (não somente o professor que leva sempre culpa) não está preparada ou organizada para ensiná-lo?
Este material nos permite possibilidades de mudanças na sala de aula e transformar-se em um guia prático de 437 páginas que ajuda, pelo menos, a iniciar uma prática inclusiva na sala de aula.Ele traz estratégias para o manejo de uma sala de aula inclusiva, abordagens para lidar com comportamentos desafiadores,construção de currículos,desenvolvimento da auto-estima em pessoas com Deficiências, redes de apoio, etc; enfim, uma boa base para professores que desejam não compartilhar mais com uma educação que não tem mais sentido de existir.Um bom começo para que possamos construir novos paradigmas educacionais.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Educação Especial
- EducaÇÃo Inclusiva E Escola Inclusiva
- Diversidade Também Se Aprende Na Pré-escola
- Artigo (parte Tcc Psicologia)
- Dificuldades De Aprendizagem
- Educação E A Sindrome De Down
- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online