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Émile Durkheim O criador da sociologia da educação



O criador da sociologia da educação
Émile Durkheim, para este sociólogo francês, em cada aluno habitam dois seres diferentes, mas inseparáveis, um deles seria o que ele chamou de individual, esta porção representaria o jovem bruto, que se forma pelos estados mentais de cada pessoa, seu desenvolvimento foi a principal função da educação até o século 19; para isso se serviu até a psicologia de como ciência do indivíduo, dar suporte para que o professor alcance meio para entender a moral e os valores presentes. Durkheim caracterizou o segundo individuo, com se projetou, onde explica que por meio do sistema de idéias os alunos expõem a sociedade a qual fazem parte, assim segundo seus comentadores para ele a educação seria o meio de socialização do jovem para a posterior fase adulta, quanto melhor acontecer este desenvolvimento melhor se dará seu reflexo na comunidade a qual a escola esta inserida; esta concepção é também conhecida como funcionalista, onde as consciências individuais são formadas pela sociedade, na construção do ser social se assimilam princípios morais, religiosos, éticos, etc., o que determina a conduta do individuo no grupo, o homem é um produto da sociedade, desta forma a educação torna-se um bem social e caracteriza a pela primeira vez as normas sociais com a cultura local e diminui as capacidades individuais no coletivo; Durkheim não desenvolve uma teoria da educação, em sua teoria é possível entender o significado do papel do professor, o individuo só aprende a agir quando compreende o meio em que esta inserido o que acontece pelo intermédio da escola; por suas idéias este pensador é conhecido como da educação publica patrocinada pelo Estado e com a caracterização laica; para ele a educação deveria se dar de forma normativa, sobre a autoridade do professor, posteriormente com as mudanças ocorridas na metade do século 19, e com a ajuda das teorias formuladas por Durkheim em seu país tornou-se obrigatória a educação da criança de 6 a 13 anos e a proibição do ensino religioso; ainda hoje se observam estes pilares educacionais na França, este pensador viveu no período da Segunda Revolução industrial; morreu no ano da revolução Russa.


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