PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Dez pontos a rever na educação



Dez pontos a rever na educação
O Brasil segundo o autor esta despertando e começando a dar a educação o espaço que ela necessita, onde se abre mais espaço na mídia para o tema e os resultados ruins dos exames nacionais mostram a deficiência, dando-se espaço ao Plano de Desenvolvimento da Educação, com intenção de apontar as raízes deste problema foram enumeradas dez questões centrais deste problema.
1- Educação Básica ? apesar de esta ser obrigatória e gratuita, as péssimas condições em que são oferecidas no sistema publico fazem com que se perpetuem as desigualdades sociais.
2 ? A ampliação do acesso à escola não acompanhou a melhoria dos equipamentos e da infra-estrutura, o que diminui a participação cultural.
3 ? Com a inadequação do ensino a cultura a escola vem formando uma massa de analfabetos funcionais que não conseguem ingressar no mercado de trabalho, esta característica é crescente pela falta do resgate social e inclusão educacional, tendo suas conseqüências impressas na cultura e na economia, para reverter este quadro é necessário à capacitação profissional adequada.
4 ? Formação de professores vem acontecendo apenas no sentido teórico, ou seja, apenas nas academias, desta forma os professores descolados da pratica não conseguem relacionar o contexto da escola as praticas, para mudar é necessário uma parceria entre escola e academia onde se proporcione uma formação calçada na pratica.
5 ? Professores das series iniciais e gestores formam-se nos cursos de pedagogia, tornando estas habilitações sem focos e prejudicando as categorias, os cursos de licenciatura não possuem articulação responsável entre saberes disciplinares e competências pedagógicas.
6 ? Livros-Texto e outros materiais são editados sem o contexto da escola publica, seu alvo são as crianças da rede privada, faltam recursos adequados à rede publica.
7 ? A educação de massas vem sendo feita de forma que o aluno ainda é aquele ser no qual o professor deposita conhecimentos, para possibilitar uma mudança é necessário que se crie políticas educacionais que visem à emancipação do jovem.
8 ? Avaliação, esta vem acontecendo de forma a punir e excluir os alunos, o que acaba por classificar a escola e não aperfeiçoa-la.
9 ? Avaliação de professores deve ser feita de acordo com o desempenho de seus alunos e não supervalorizando títulos, os professores devem ser pagos adequadamente por sua capacidade.
10 ? A mobilização da vanguarda intelectual e política são responsáveis pela produção cultural e social de um país, por enquanto isso não acontece às universidades seguem sua política educacional de atingir metas de produtividade seguindo propostas inadequadas de avaliação.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- P.d.e Novo Plano Propõe Salto De Qualidade
- Currículo Em Debate
- EducaÇÃo: Uma Das Poucas Saídas Da Pobreza
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- PolÍticas PÚblicas Em EducaÇÃo
- EducaÇÃo Inclusiva E Escola Inclusiva
- Discriminação Docente

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online