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A Educação Infantil E sua trajetória



No período precedente à Proclamação da República,observam -se no Brasil iniciativas isoladas de proteção à infância,sendo muitas delas orientadas ao combate das altas taxas de mortalidade infantil da época,com a criação de entidades de amparo.No final do século XIX,no intusiasmo de se construir uma nação moderna,a elite da época trouxe para o Brasil o jardim-de-infância,um produto estrangeiro,que acarretou muitas controvérsias entre os políticos e a sociedade civil.Essas controvérsias ocorriam pelo simples fato de alguns criticarem as salas de aulas dos jardins-de -infância por identifica-las como salas de asilos,entendidas como depósitos de crianças.A partir da década de 80,que muitos questionamentos foram levantados á respeito da educação infantil,assim com os primeiros questionamentos em relação à proposta foram estabelecidos novos projetos.A partir da constituição de 1988 as creches e pré-escolas passaram a ser reconhecidas como direito da criança e dever do estado.Já na década de 90 entra em vigor a nova Lei 9.394/96 que garante a educação infantil como etapa inicial da educação básica.Uma conquista histórica que tira as crianças pobres de se confinamento em instituições vinculadas a órgãos de assistência social.
A nova Lei atribui flexibilidade e funcionamento da creche e da pré-escola,permitindo a adoção de diferentes formas de organização e práticas pedagógicas.


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