PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Histórias que despertam emoções



Histórias que despertam emoções
Os contos de fadas vêm sendo contados às crianças, através dos tempos, estas histórias não representam apenas um passatempo, por sua carga representativa é possível que a criança se identifique com seus sentimentos como: medo, raiva, perda, morte, fracasso.
Por tratar de conflitos humanos e socialização estas histórias trazem mensagens aos pequeninos, de maneira que com esta possibilidade as crianças se familiarizam com o dilema do bem e do mal, persistência e coragem, e assim como os personagens é estimulada a superar dificuldades, como nas histórias dos Três Porquinhos, Rapunzel.
No livro a Psicanálise dos contos de Fadas, do psicólogo austríaco Bruno Betthelheim, ele faz uma análise sobre as histórias, onde contos como os Três Porquinhos representa o amadurecimento, João e Maria o medo do abandono.
Estas histórias permitem a criança à identificação com seus personagens, pois a elas não fazem uma distinção entre o conto e a vida real, não devem ser analisadas a luz da interpretação adulta, até os seis anos de idade a criança não compreende a lógica abstrata do mundo.
Em experiências narradas no artigo em sala de aula, é possível observar a identificação da criança com a história e dilemas ao qual esta vivenciando, um menino havia perdido o pai, e não falava sobre o assunto com a narrativa Pérola de Orvalho e Estrela de Neve, onde uma gota de orvalho precisa evaporar e subir ao céu para virar chuva, inicialmente o menino apresentou aversão à história, porém com o tempo foi capaz de prestar atenção, mesmo sem fazer a ligação da gota ao que havia acontecido com o pai, foi capaz de falar sobre a morte do pai.
Os contos de fadas têm uma estrutura fixa, ao mesmo tempo em que aproximam a história mantém distância do mundo real da criança, permitindo que ela se entregue ao faz de conta, as histórias geralmente se passam em reinos e tempos distantes, o que é importante para não assustar a criança, na narrativa é importante que a criança perceba que quem enfrenta o Lobo Mau é Chapeuzinho Vermelho e não eles.
Os Clássicos dos Irmãos Grimm, representam uma boa Leitura por tratar das histórias em seu formato original, é necessário que a criança escute várias vezes a mesma história, para permitir que a criança desenvolva sua criatividade, é aconselhado não mostrar figuras, deste modo cada uma representará o Lobo Mau, por exemplo, como este lhe parece.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Contando HistÓrias
- O Principe Sapo ( Ou O Principe Encantado): Roteiro De Estudo
- Contar Histórias: Uma Arte Sem Idade
- Jõao E Maria
- Narrativas Gráficas
- Diferentes Estágios Psicológicos Das Crianças - Literatura Infantil
- Ula Brincando De Pensar

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online