| 
      | 
    
      
        
        
          
            
 
            
              
              
                
                  
                  
                    
                    
                      
Página Principal : Educação
 
  
Um bate-papo sem fim 
                        
  
                        
  
Publicidade 
			
			
  
                     
                        
                         
			                
                    Um Bate-papo sem fim   A   linguagem é o elemento responsável pela organização do   pensamento, pela compreensão do mundo e pela comunicação, com a oportunidade do diálogo informal as crianças aprendem a ouvir os colegas, confrontar pontos de vistas e reproduzir parte dos discursos, além de estimular a criatividade e propiciar um momento em que a criança pode dividir com o professor e os colegas suas vivências.   O exemplo que é exposto no artigo parte da seguinte questão É possível desenhar alguma coisa que a gente nunca viu?, com isso cada um conta sua perspectiva, o que aparentemente não possui uma questão pronta e em corro oportuniza a vivenciar a língua de forma real e fluente.   Para que este momento se torne produtivo cabe ao professor organizar a ordem em que cada aluno vai falar, evitar as respostas em coro, pois estas impedem a autonomia, proporcionar mementos de planejamento desta atividade no grupo e ter o cuidado de não antecipar as respostas.   Cabe a imaginação  infantil as associações entre suas experiências reais, seu pensamento não segue a estrutura lógica formal do adulto, na criança é o que chamamos de pensamento sincrético.   Escolas identificaram que seus alunos necessitavam de espaço para expor suas opiniões desejos e dúvidas, em cada faixa etária é desenvolvida a proposta de acordo com os interesses ou necessidades do grupo.   Esta proposta exige planejamento e intervenção para que não caia na espontaneidade, é necessário despertar a   curiosidade das crianças frente o assunto proposto na roda, ter claro que ela possui etapas de inicio meio e fim. 
                     
                	
  
Veja mais em: Educação
  
Artigos Relacionados
 
  
- Parâmetros Curriculares Nacionais-lÍngua Portuguesa- 
  
- Iniciando Teatro Com Crianças 
  
- Um Olhar Sobre As Múltiplas Inteligências 
  
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo 
  
- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula 
  
- O Que é Educação Infantil? 
  
- Http://www.uma.pt/carlosfino /documentos/powerpoint_vygot Sky.pdf 
 
 						
		
                    
 | 
                       
                        
                       
                         
			
			
                         | 
                                           
                                        
                  
                 | 
                
            
            
            
             |    |