PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Maria Montessori a Médica que Valorizou o Aluno



Maria Montessori a Médica que Valorizou o Aluno
Maria Montessori (1870-1952), foi a primeira italiana a se formar em medicina em seu país, seu método pedagógico esta associado a educação infantil, no campo infantil é conhecida pelo pioneirismo de dar ênfase a auto educação do aluno como fonte de conhecimento.
Sua teoria tem como base a individualidade a atividade e a liberdade do aluno, o individuo é simultaneamente sujeito e objeto do ensino.
O objetivo da escola para ela é a formação integral do sujeito para a vida, em sua filosofia a médica italiana estimula o desenvolvimento do potencial criativo da criança desde a primeira infância, em conjunto com a vontade de aprender que pode ser observada segundo ela em todos os seres humanos.
Seu método se fundamenta na biologia, sua pratica se inspira na natureza, os fundamentos teóricos são um corpo de informações cientificas sobre o desenvolvimento infantil.
Seus seguidores defendem que em conjunto com a evolução mental da criança se dá o crescimento biológico, o que pode ser observado em fases distintas, cada qual adequada a tipos de aprendizagem e conteúdos.
Conquistas materiais não devem limitar a vida e a educação segundo Maria Montessori, para ela os objetivos principais seriam os individuais, como encontrar um espaço no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interior para assim ter a capacidade de amar.
A meta coletiva é a finalidade do método Montessoriano, sua perspectiva é a desenvolvimentista, onde as crianças conduziriam a própria aprendizagem, ao professor caberia acompanhar o processo e identificar o modo como cada estudante manifesta seu potencial, por esta tendência Maria deu mais prioridade aos anos iniciais.
Esta proposta é centrada na criança como um ser completo, foi desenvolvida em escolas que levaram o nome de casa das crianças, ai ela explorou duas idéias principais a educação pelos sentimentos e pelo movimento.
Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, as escolas que seguem esta proposta possuem espaço amplo que permite as crianças a descoberta do mundo livremente, o método Montessoriano parte do concreto rumo ao abstrato


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Por Que Alfabetizar Tão Cedo?
- A Pedagogia No Século Xx - A EducaÇÃo Nova
- Do Iluminismo De Rousseau Aos Dias Atuais
- Diversidade Também Se Aprende Na Pré-escola
- Educação E A Sindrome De Down
- Aspectos Relevantes Da Pedagogia Deweyana
- Alexandre S. Neill O Idealizador Da Escola Para A Felicidade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online