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P.D.E Novo plano Propõe salto de qualidade



P.D.E Novo plano Propõe salto de qualidade
A partir da década de 90 o ingresso de crianças e jovens a escola aumentou consideravelmente, no que diz respeito ao ensino fundamental segundo dados apurados 93% das crianças em idade escolar estão matriculadas.
A escola pública por sua vez apresenta os mesmos problemas de sempre, infra-estrutura deficiente, professores mal pagos, e índices de evasão muito grandes.
Questão central passou a ser detectar onde esta o problema, para tanto foi desenvolvido o Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica), com as provas da educação básica e os índices de evasão e repetência este órgão cruza os dados para mapear o problema, os resultados das provas mostraram a deficiência na qualidade de ensino.
O PDE, Plano de Desenvolvimento da educação Nacional, lançado em 24 de abril de 2007, conta com 28 medidas, entre elas o Ideb.
Em resposta as necessidades escolares surgidas em função do aumento de estudantes, ou ainda presentes anteriormente a isso surgiu o PDE, ele envolve todos os eixos da educação inclusive a educação superior; sua prioridade é a educação básica em função dela desenvolve suas principais medidas:
Que prevem levar em conta as diferenças presentes nos municípios,que visam um maior apoio financeiro, orientação técnica, criar uma prova para avaliar o nível de alfabetização para crianças de 6 a 8 anos, denominada Provinha Brasil, realizar olimpíadas da língua portuguesa, propor um piso salarial de R$ 850,00 para os professores de ensino fundamental e médio; investir na construção de creches, informatizar e promover o acesso a internet a toda a rede publica de educação; proporcionar através do BNDS a aquisição de meios transporte aos alunos que deles necessitam,Implantar o Educacenso, dar atendimento a saúde de professores e alunos dentro das escolas através do programa de Saúde da Família; fornecer óculos aos estudantes que apresentem deficiência visual; montar um guia de Tecnologias Educacionais, com base em idéias desenvolvidas por educadores de todo o país abordando 8 áreas: · ensino/aprendizagem: metodologia e avaliação referentes aos componentes curriculares; alfabetização: anos iniciais do Ensino Fundamental; ampliação da jornada escolar; formação continuada do professor; fluxo escolar; leitura: promoção e formação de mediadores; avaliação institucional; gestão educacional; distribuir uma série de 60 volumes de obras de Grandes nomes da Educação de todo o mundo; por meio do Programa Mais educação, promover atividades esportivas e culturais para que os jovens passem maior tempo dentro da escola.
As opiniões a respeito da viabilidade do Plano de Desenvolvimento da educação são otimistas, porém preocupadas, frente a necessidade de integração entre união estados e municípios, mas o plano engloba todos os problemas presentes na educação e oportuniza através de diferentes projetos a superação dos problemas.


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