PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


LEITURA: paradigmas de uma boa alfabetização



A leitura, enquanto atividade de lazer e atualização, sempre se restringiu a uma minoria de indivíduos que teve acesso à educação formal, e, portanto, ao livro. A escola é a instituição criada pela sociedade letrada para transmitir determinados conhecimentos e formas de ação no mundo. Pessoas acreditam que o processo ensino- aprendizagem acontece quando o professor ensina, transmite informações e os alunos escutam, esforçando-se para atender o professor e permanecendo obediente e passivo.
A relação professor e aluno deve ser dinâmica, como toda e qualquer relação entre seres humanos. Na sala de aula, os alunos não deixam de ser pessoas para transformar-se em coisas, em objetos, que o professor pode manipular. Mas há muito tempo, o professor deixou de ser o centro do ensino, autoridade suprema, onisciente e onipotente.
E a aprendizagem, qualquer que seja sua natureza e finalidade, tornou-se parte da vida complexa e altamente individual do aluno constituindo vitalícia experiência, através da qual opera-se uma mudança ou ajustamento na realização ou aquisição de novos modos de comportamento. Para que a aprendizagem ocorra é preciso, não só haver motivos interiores, mas também que se respeite o aluno durante a situação escolar.
Por outro lado, quando a aprendizagem é um resultado desejável de um processo deliberado explícito, a intervenção pedagógica é um mecanismo privilegiado.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Importancia Do Planejamento Estrategico No Trabalho Do Professor
- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa
- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula
- Tendência Crítico-social Dos Conteúdos
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo
- Educação Escolar, Pedagogia E Didática. In: Didática
- Um Olhar Sobre As Múltiplas Inteligências

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online