PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Treinamento Experiencial


Publicidade



A METODOLOGIA EXPERIENCIAL NO APRENDIZADO
A metodologia experiencial tem como característica principal o caráter inovador e não convencional da aprendizagem.A sabedoria milenar nos ensina: ?O que ouço, esqueço. O que vejo, me lembro. O que vivencio, faço. O treinamento experiencial trabalha estes conceitos, fazendo com que a aprendizagem seja incorporada através de experiências didáticas, simulações e trabalhos lúdicos. Os participantes enfrentam situações que questionam seus paradigmas, exigindo criatividade e vontade de mudar para supera-las. Através da experiência vem a aprendizagem. O corpo tem memória e através das atividades são criadas novas situações que nos tiram da acomodação habitual e nos remetem a superar desafios, testar nossos limites e resolver criativamente os problemas enfrentados, nos capacitando que a aprendizagem seja assimilada e incorporada. Nas Organizações a metodologia experiencial se presta para acelerar as mudanças e o processo de melhoria contínua, em função de sua eficácia e força para a motivação e energização das equipes. O Arvorismo O Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, onde os praticantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte. Para praticar o arvorismo, não é necessário ser atleta, precisa apenas muita disposição e coragem para superar os desafios. Com a supervisão de monitores treinados e o kit arvorismo (cadeirinha, cabo de segurança, mosquetão, polia e capacete), os aventureiros estimulam a capacidade individual, exercitando o corpo e a mente, desenvolvendo o equilíbrio interior e aliviando o stress diário através da adrenalina. Algumas atividades do Arvorismo foram incorporadas aos Treinamentos Experiênciais, com o foco de trabalhar as competências e desenvolver habilidades dos participantes. Neste processo, competências como liderança, iniciativa, força de vontade, coragem, perseverança, autoconfiança, auto-estima e outras, são exercitadas e desenvolvidas pela vivência de experiências planejadas e orientadas para os objetivos e necessidades (oportunidades) de um crescimento pessoal, de grupo e por fim corporativo.
SEMINÁRIOS EXPERIENCIAIS
Os Seminários educacionais/motivacionais são programas baseados na Metodologia Experiencial que desenvolvem e fixam os conceitos abordados através de atividades em grupos, utilizando simulação de situações enfrentadas no dia-a-dia, exemplos práticos vivenciados pelas pessoas e a troca de informações e experiências, visando a formação e o desenvolvimento das equipes e de seus membros. O objetivo do seminário é preparar os colaboradores para lidar de forma mais eficaz com os desafios e mudanças dos tempos atuais, motivando-os para a condução das transformações necessárias. As atividades são elaboradas e orientadas para o aprimoramento do indivíduo através das suas relações com situações diversas em ambientes naturais, com o próximo em trabalhos de equipe, na percepção de si mesmos, seus limites e potenciais. O Seminário orientado para o desenvolvimento do ser humano, proporcio uma maior capacitação para enfrentar desafios nas situações e ambientes mais adversos. A base da aprendizagem vivencial é a experimentação. O ciclo de aprendizagem experiencial ocorre quando, a partir de determinada atividade, o grupo estabelece certo grau de análise através dos resultados obtidos. Desta análise, extrai-se analogias para o dia a dia organizacional para que seja realizado um balanço das práticas que o grupo adota em seu cotidiano, aumentando a percepção dos participantes no que podem melhorar, além de entender as melhores práticas que devem ser preservadas. A seqüência de desafios induz o participante a aspirar e atingir níveis cada vez maiores de conhecimento de si próprio, do grupo e da empresa. O processo de aprendizado através da descoberta é significativo para o cultivo de sentimentos profundos de sucesso. Os participantes são colocados num circuito estruturado, onde uma série de tarefas com dificuldades são apresentadas. Aos poucos, a confiança se solidifica. Usam-se talentos e recursos pessoais muitas vezes desconhecidos. Explora-se o potencial pessoal. Experiências físicas (ao ar livre) e mentais (em sala de aula) são alternadas durante o circuito, a fim de ?afinar? as percepções do grupo. O treinamento causa grande impacto nas pessoas, aumentando a integração, aprimorando o relacionamento em equipe e facilitando a comunicação Vantagens Para O Indivíduo:
A habilidade para aceitar e escolher desafios traduz-se em competências e promove um aumento da auto-estima. A execução das atividades, envolvendo desafios intelectuais, físicos e emocionais, tornam as pessoas agentes de seu próprio processo de crescimento profissional e pessoal. A segurança, a confiança, a dedicação e a satisfação de compartilhar experiências com as pessoas.
Vantagens Para A Empresa:
Adequação da Organização ao processo de mudanças e de melhoria contínua, onde a liderança e o trabalho em equipe são essenciais. As mudanças poderão tomar a forma de ajustes organizacionais, novas metodologias de trabalho, nova forma de encarar o negócio e novas formas de comportamento dos quadros dirigentes. Potencialização do conhecimento adquirido inicialmente, propiciando a continuidade do processo de aprendizagem e a aplicabilidade das experiências vivenciadas ao cotidiano organizacional. Motivar e sensibilizar os participantes para que promovam e se tornem agentes das mudanças necessárias à sua empresa, motivando-os à superação de desafios e à ação coerente com as metas da empresa.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Importância Da Cidadania No Universo Da Aprendizagem
- Os Desafios Do Educador ContemporÂneo
- Avaliação De Desempenho
- Resiliência
- Crítica Sobre Aprendizagem Organizacional Numa Empresa (i De Ii)
- Por Que Voltamos A Falar E A Trabalhar Com A Pedagogia De Projetos
- Os Princípios Básicos Do Ensino. In: Didática


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online