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A Prática da docência no ensino de adultos



A Prática da docência no ensino de adultos
Conocimientos ? La Divisa Del Nuevo Milenium.
O professor... De quem estamos falando mesmo?
Autores
Jussara Maria Rosa Mendes
Fabiane K. Santos
Kelinês C. Gomes

A transmissão do conhecimento, direcionada a prática educacional de adultos, nostra-se direcionada a idéia de se entender o proceso educacional, em todas as faces, considerando seu trasmitente, seu expectador, seu conteúdo, seu método sua extensão e , principalmente a recepção. Para tanto, necessário se faz uma análise criteriosa da formação do educador, o sistema no qual está inserido, sua estrutura, técnicas e finalidade.
O docente possui como desafio primeiro, construir um projeto de ensino, levando em consideração o aspecto sociológico, estrutural e cultural, da região, da instituição e do aluno, com o objetivo de explorar as habilidades e riquezas do cotidiano possíveis de gerar conhecimentos e aprendizado.
Na prática educacional, sob o aspecto Andrológico (prática educacional de adutos), faz-se necessário reconhecer tais aspectos, pois estes influenciam quantitativa e qualificativamente, na formação do indivíduo, favorecendo a formação do conhecimento e, mais importante, o resultado permanente e continuado, para tanto o aspecto tecnológico também e necessário ser explorado de acordo com a realidade e em busca de resultados renovadores e permanentes, procurando formar um indivíduo crítico e não um mero expectador, muito embora, esses pontos, se diferem quanto ao tratamento de adolescentes e adultos, sendo necessário a compreensão da natureza orgânica do individuo e a intenção do agente quanto aos resultados a serem obtidos.
O adolescente deve ser instigado e provocado à formação intelectual, enquanto que ao homem adulto, deve-se explorar este aspecto, porém com maior ênfase a integração entre os diferentes estágios da vida, procurando estimular a renovação de conhecimentos, utilizando-se de um processo enriquecedor adaptado ao progresso de conhecimento adquirido.
A materialização de tais aspectos vem carregada de construções, inclusive de imagem profissional que se estabelece ao longo da atividade docente, porém identificado ao mundus vivendis, o aspecto social, seu projeto e prática pedagógica, considerando o individuo social e individualmente. Mais do que o desafio de gerar conhecimento, ensinar é a prática do sacerdócio cultural (grifo nosso).


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