|     |  | 
        
        
          | 
 
              
              
                | 
                    
                    
                      | Página Principal : Educação 
 
 Instalação e Desenvolvimento das Faculdades de Educação no Brasil
 
 
 Publicidade
 
 
 
 Neste trabalho de síntese serão apresentados os principais elementos do relatório da Missão da UNESCO designada para examinar a possibilidade da instalação e  desenvolvimento das   Faculdades de Educação no Brasil.  Os referidos elementos encontram-se dispostos em tópicos temáticos e seqüenciais segundo sua ordem no texto.
 
 1)      Componentes da Missão Internacional:  ?A. Galino, da Universidade de Madrir, J. Lawreys da Universidade de Londres, R. Placke da Universidade de Gand <...>tendo permanecido no Brasil de 15 de agosto a 22 de setembro de 1968 (p. 305)?.
 2)      O Apoio da UNESCO:  ?A Missão recebeu colaboração da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil (p. 306)?.
 3)      A origem tardia do projeto da   Faculdade Nacional de Educação:  ?Não foi possível terminar o projeto da Faculdade Nacional de Educação antes da 2ª Guerra Mundial (p. 306)?.
 4)      Criação da Faculdade Nacional de Filosofia:  ?A Faculdade Nacional de Filosofia tinha como objetivo ministrar cursos a pesquisadores em ciências, formar professores para escolas secundárias e normais (p. 306-307)?.
 5)      Os Ginásios de Aplicação:  ?Em 1946, foram criados ?Ginásios de Aplicação? anexos  às Faculdades de Filosofia pela Lei Federal 9053/46, sucedendo em 1948, a criação dos ?Colégios de Aplicação?, também anexos às faculdades (p. 307)?.
 6)      Situação do Ensino Secundário em 1962:  ?As faculdades de filosofia forneciam 20% do pessoal docente <...> 60% dos estabelecimentos são particulares mas uma grande parte deles recebe ajuda financeira do governo (p. 309)?.
 7)      A proposta de cooperação interuniversitária:  ?Até o presente não foram introduzidos no Brasil programas de cooperação interuniversitária para formação de professores (p. 309)?.
 8)      A proposta de uma pós-graduação para os pedagogos:  ?Há obrigatoriedade de realizarem pesquisas no estrangeiro em instituições especializadas (p. 310)?.
 9)      Condições infra-estruturais requeridas para os institutos de formação de professores:  ?Os institutos não podem funcionar devidamente sem dispor de novas instalações e sem abundante material e equipamento novo (p. 311)?.
 10)   Junção ensino-pesquisa no âmbito das faculdades de educação:  ?Urge que os estudantes participem de maneira ativa, tornando-se cada matéria ensinada na universidade matéria para pesquisa (p. 311)?.
 11)   Ordem de prioridades para a instalação e desenvolvimento das faculdades de educação:  ?1) Formação inicial dos professores <...> 2) Aperfeiçoamento em serviço dos professores; 3) Organização do ensino destinado aos futuros professores de pedagogia das escolas normais e dos institutos de pedagogia; 4) Expansão dos cursos avançados (de pós-graduação) (p. 312-313)?.
 12)   A Formação profissional do pedagogo:  ?Consiste em separar completamente o trabalho científico do trabalho profissional (p. 313)?.
 13)   Proposta de um ensino com base em sistema de tutoria:  ?O sistema de tutores aumenta consideravelmente a eficácia do ensino <...> basta cada tutor dedicar 4 a 6 horas por semana a suas obrigações especiais de dirigente do grupo (p. 314-315)?.
 14)   Conclusões:  ?Nas universidades atuais <...> urge concentrar inicialmente os esforços de maneira maciça na tarefa principal que é a formação de professores para colégios, ginásios e escolas normais (p. 335)?.
 15)   Os Estudos Avançados:  ?Apenas nos centros mais adiantados será possível pensar na instalação de cursos mais avançados neste nível  (p. 335)?.
 16)   Para coordenar os esforços, a Missão sugere:  ?1) Exigir que cada faculdade apresente todo semestre relatório ao Conselho Federal de Educação <...>; 2) Estabelecer uma associação de faculdades de educação (p. 336)?.
 17)   A Faculdade-modelo:  ?Uma das proposições agrada especialmente à Missão:  organização em um dos estados do Brasil de uma Faculdade de Educação Interuniversitária do Brasil, ou então, Faculdade Nacional de Educação (p. 336)?.
 
 Veja mais em: Educação
 
 
 Artigos Relacionados- O Processode Auto-formação Dos Alunos Do Curso De Pedagogia
 - Histórico Do Currículo De Pedagogia Da Ufrj:  A Versão Oficial
 - Formação De Professores
 - Anísio Teixeira (personagem Central Na História Da Educação No Brasil)
 - O Inep Na Gestão De Lourenço Filho
 - O Inep Na Gestão De Anisio Teixeira (2)
 - Instituto Superior De EducaÇÃo Do Rio De Janeiro
 
 
 
 |   |  |  |  |