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Paschoal Lemme: memória e escritos de um educador



O presente capítulo, de autoria de Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero e Jader de Medeiros Britto consiste em uma apresentação da trajetória traçada por Paschoal Lemme no Campo Educacional Brasileiro, bem como algumas relações entre sua obra e o momento político da época em que este educador viveu. Para realizar este trabalho os autores optaram por investigar Paschoal Lemme a partir de uma análise de documentos relacionados à sua trajetória pessoal e profissional, consistindo estas fontes documentais em: ? escritos relativos à trajetória pessoal e profissional do Paschoal Lemme (...) estudos e escritos sobre ele (FÁVERO & amp; BRITTO, 2002; p. 113)?.
No que se refere à perspectiva teórica, um conceito de vital importância neste trabalho é o de memória. Neste sentido, é conveniente indicar que os autores se pautaram em uma noção de memória em que esta é entendida como:

<...>um fenômeno sempre atual onde o passado, mais que reconstituído, é reconstruído num plano afetivo e mágico, onde os valores ilusórios e míticos de um tempo morto poderiam renascer através de uma forma coerente e verossímil através da obra de um escritor (Apud SANTOS, 1986, P. 12; FÁVERO & BRITTO, 2002; pp. 113-114).

A opção por tal perspectiva de investigação da memória revela a adoção de um olhar teórico que pressupõe uma ênfase na reconstrução do sentido do texto contido nos documentos, muito mais do que em uma descrição minuciosa destes. Nas palavras dos autores, isto significa que: ?<...>os escritos de Paschoal Lemme <...> a exemplo de outros arquivos pessoais de educadores, ajudam a reconstruir o sentido de sua vida e de sua atuação profissional (FÁVERO & BRITTO, 2002; p. 114)?. Ainda sobre a perspectiva teórica adotada, os autores indicam que esta: ?Visa superar uma visão estática de memória (FÁVERO & BRITTO, 2002; p. 115)?. Com base no emprego desta perspectiva teórica, à qual se prende uma orientação que pretende estabelecer relações entre o que acontece na esfera individual e o que acontece em termos sócio políticos (e educacionais) em um dado período, os próprios documentos estudados passam a ser vistos por outro enfoque, assim: ?os arquivos são também produtos de uma sociedade que os configura (FÁVERO & BRITTO, 2002; p. 115)?. Da mesma forma, para os autores, o trabalho com fontes documentais: ?Deve constituir para o pesquisador um dialogo permeado de questões e dúvidas cujo resultado pretendido nem sempre se apóia em análises bem arrematadas (FÁVERO & BRITTO, 2002; p. 116)?. Após ser apresentada a perspectiva teórica, inicia-se a análise da trajetória de Paschoal Lemme.
A respeito da peculiaridade da obra de Paschoal Lemme, que teria motivado o estudo de sua trajetória, os autores indicam que este autor: ?Numa perspectiva aberta para seu tempo, refaz sua trajetória e o tempo de suas vivências, revisitando questões e problemas que se encontram ausentes da educação brasileira até os dias atuais (FÁVERO & BRITTO, 2002; p. 114)?. A partir deste eixo de sentido, vão pontuando os passos de Paschoal Lemme, como professor, inspetor de ensino e como pensador, focando principalmente as suas idéias e sua atuação no Campo Educacional. Sobre isso, ressaltam que no itinerário de Paschoal Lemme: ?As idéias estão em primeiro plano (FÁVERO & BRITTO, 2002; p. 129)?. E como lema principal da obra deste autor, destacam: ?Educação democrática, somente em uma sociedade democrática (FÁVERO & BRITTO, 2002; p. 132)?. Com este lema, entendemos o compromisso deste educador com a democratização da sociedade, entendendo que propor melhorias na educação como forma de reestruturar a sociedade seria uma empresa estéril, pois faltaria à educação os elementos estruturais (políticos principalmente) para que a educação se orientasse nesta direção.


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