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Escolas Nova e Pedagogia Experimental (1)


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Na primeira metade do século XIX (na Europa) há notícias da criação de escolas inspiradas em métodos pedagógicos que denomino ?pré-experimentais, calcados firmemente no que viria a se tornar elemento comum nas iniciativas de renovação educacional pretendidas, não só a essa época, mas também mais adiante, em meados do século XIX e século XX. Trata-se de escolas que teriam como elemento comum uma descentração do eixo da dinâmica de sala de aula, passando este do professor para o aluno (SUCHODOWLSKY, 1973). Ao longo deste período, o principal resultado em termos educativos teria sido o desenvolvimento de uma concepção teórica que, no âmbito da Pedagogia deu origem a uma idéia que, inspirada no idealismo alemão (especialmente na filosofia de Kant aplicada à educação), entendia a formação como sendo um sinônimo de ?formação do espírito? através da cultura. Para a consecução de tal objetivo, cabia reformular o sentido da educação escolar, e assim (re)criar a escola pensando-a como uma instituição eleita para o desempenhar desta tarefa de caráter ?civilizatório? (CAMBI, 1999).
A partir da segunda metade do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, houve o surgimento de uma pedagogia experimental que reunia as seguintes características: a) era embasada não somente em pressupostos de caráter filosófico, mas também científico; b) fundamentalmente ligada ao método experimental, transposto para a Psicologia e adotado (muitas vezes sem qualquer tipo de adaptação) como eixo norteador de métodos e técnicas de ensino utilizados nas instituições escolares que caracterizo como ?escolas experimentais?. Nas palavras de CAMBI (1999), tal perspectiva educacional corresponderia. a uma pedagogia:
?cunhada em estreito contato com a psicologia experimental (...) a pedagogia experimental nasce como não-valorativa (deixa de fora os juízos de valor) e visa aos aspectos objetivos e mensuráveis da experiência educativa submetida à experimentação (CAMBI, 1999, p. 500)?.

Franco Cambi (1999) indica ainda que a orientação teórica mencionada anteriormente veio a se tornar um elemento de larga influência, que originou vários tipos de iniciativas pedagógicas na Europa e nos Estados Unidos da América. A seguir, serão destacadas algumas das iniciativas modelares no que alude às escolas experimentais, de modo a permitir a elaboração de um breve panorama histórico das principais iniciativas pedagógicas de caráter experimental no cenário europeu e norte-americano do período supracitado. Como primeiros autores de destaque no âmbito da pedagogia experimental, devem ser destacados: 1) Pestalozzi (na Suíça): pelo estudo do método de Ensino elaborado na obra intitulada ?Como Gertrudes instrui seus filhos? ; 2) Herbart (na Alemanha): pela investigação sistemática acerca do aporte da psicologia aos métodos de ensino infantil; 3) J. M. Bain Rice (nos EUA): destaca-se pelo desenvolvimento de uma técnica de enquête aplicada ao rendimento escolar, como forma de avaliar de maneira ? objetiva? critérios comportamentais observáveis, como freqüência e participação nas aulas; 4) W. Wundt (na Alemanha): com seus estudos experimentais de psicologia aborda igualmente problemas educativos, tais como a memorização, a mensuração dos tempos de reação, a resolução de problemas e sua aprendizagem; 5) Theodore Ribot e Alfred Binet (na França): que investigaram a fadiga intelectual (1898); 6) J. Mckeen Catteu (nos EUA): fundador da psicometria, com o ensaio denominado ? Testes mentais e mensuração?, publicado no periódico Mind, considerado o periódico de língua inglesa de maior destaque na área da filosofia; 7) Stanley Hall (1891 nos EUA): fundador da revista intitulada ?Seminário Pedagógico?, periódico voltado para a psicologia genética; 8) John Dewey (nos EUA, em 1896): fundação da ?Escola Laboratório?, junto à Universidade de Chicago. Segundo Cambi (1999), a pedagogia experimental estaria a partirdo final do século XIX: ?produzindo novo campo de especialização da pesquisa pedagógica que se expandirá cada vez mais no novo século , até se tornar um dos setores-piloto (p. 501)?. Desde então, inicia-se um movimento de grandes transformações nas escolas, dando ensejo à elaboração de métodos e técnicas de ensino, com atividades baseadas na execução de tarefas de caráter prático. Tal movimento teria criado nas escolas ativas um novo campo de investigação e experimentação escolar. A partir desse novo campo, estruturado por autores como os apresentados acima, algumas iniciativas escolares que vieram a se tornar concretas merecem destaque. Na Europa podem ser mencionadas as seguintes: 1) A Escola Nova de Reddie (1889 na Inglaterra): primeira iniciativa das ?escolas novas?, criada na Inglaterra em Abbotsholme por Cecil Reddie. Consistia numa escola masculina voltada para jovens de 11 a 18 anos. O Ensino na Escola de Reddie voltava-se para uma crescente adequação de seus programas e atividades às exigências da sociedade moderna. Para tanto a escola se constituiria num ?mundo prático em miniatura?, obedecendo às semelhanças (em termos de trabalho, cultura e organização social) com a sociedade mais ampla; 2) École des Roches (na França, de 1887 a 1909) : fundada por Demolins, com o objetivo de desenvolver uma formação completa da criança, seja em nível físico, seja nos níveis social e moral, partindo da premissa de que tal desenvolvimento seria atingido mediante um horário integral, contando para isso com dependências que pudessem abrigar alunos em regime de internato. O estudo na École des Roches seria desenvolvido a partir da criação de ?Centros de Interesse? cuja base estaria calcada na ligação dos alunos com as atividades agrícolas, sendo tais escolas construídas em áreas campestres, afastados das cidades.



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