PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Três idéias sobre o desenvolvimento e consolidação da inteligência



No Empirismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pelo meio ambiente, pela força exercida sobre o mesmo. É de fora para dentro. Nessa linha o indivíduo não nasce inteligente, são os estímulos externos que desencadeiam reacções, as quais ficam sujeitas à assimilação ou não. O desenvolvimento da inteligência estaria nestes estímulos e não no ser humano.
No Racionalismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pelo sujeito e não pelo meio. De dentro para fora. O indivíduo nasce inteligente e de acordo com suas percepções do meio reorganiza suas ideias. A capacidade de cada ser humano determina como ele percebe a realidade e isto independente de estímulos externos.
No Construtivismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pela relação do sujeito com o meio. Nessa linha de pensamento o indivíduo não nasce inteligente, entretanto não pode ser considerado como um dependente dos agentes externos. Tendo em vista a sua interacção com o ambiente, dando sequência a factores internos e externos, seja respondendo aos estímulos, analisando, organizando e construindo seu conhecimento através de um processo contínuo de fazer e refazer. Ainda nessa linha, despontam alguns princípios básicos que são: - respeito à produção do aluno; espaço para o aluno testar suas hipóteses e o trabalho em grupo.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Construtivismo (pedagogia)
- Desenvolvimento Psicológico Segundo Vygotsky: Papel Da Educação
- Piaget Na Sala De Aula
- Henri Wallon O Educador Integral
- Homem Como Ser Social
- B. F. Skinner O Cientista Do Comportamento E Do Aprendizado
- Especificações Dos Poderes Administrativos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online