PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


O que é Educação Informal (extra-escolar)



Este é um termo que possui muitas significações distintas. Autores como BRANDÃO (1985) definem a educação informal como sendo aquela que está relacionada com o processo ? livre? (não-institucionalizado) de transmissão de certos saberes, tais como: a fala comum a um dado grupo, as tradições culturais e demais comportamentos característicos das diversas comunidades presentes em uma sociedade. Outros autores, tais como FURTER (1978), utilizam outra terminologia: Educação Extra-Escolar. Tal terminologia designa, não só os processos educativos anteriormente mencionados, mas também todo e qualquer processo educativo ocorrido em instituições que não pertençam às Redes Escolares de Ensino (escolas federais, municipais e estaduais, além de escolas privadas credenciadas pelos órgãos educacionais competentes), tais como cursos ministrados por instituições cuja atividade-fim não seja a educação<1>, ONG?S, e quaisquer outras instâncias educativas.
Partindo do conceito acima analisado, podemos ser levados a crer que, não só os Cursos de Formação de Oficiais da PMERJ seriam instâncias de Educação Extra-Escolar, mas que outros ?loci? de produção cultural realizariam este papel. Um exemplo disso pode ser encontrado no trabalho de FISCHER (2000), que realiza uma análise do modo segundo o qual a mídia interfere nas relações educativas, levando à criação de estereótipos que muitas vezes se contrapões às noções veiculadas pela escola.

<1> Ao que tudo indica o objeto de estudo que nos propomos a pesquisar atende a esta classificação, pois a atividade-fim da PMERJ, seria prover serviços relativos à segurança pública, mas para tanto, tal instituição se vale de cursos internos de treinamento e qualificação de policiais.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Currículo, Multiculturalismo E Formação Do Professor (1)
- Sobre A Sociologia Educacional De Pierre Bourdieu - 2: O Papel Da Escola Na Sociedade
- Algumas Notas Sobre O Cuidado Destinado às Crianças No Brasil (3)
- Educação, ética E Cidadania: A Contribuição Da Atual Instituição Escol
- PolÍticas PÚblicas Em EducaÇÃo
- Educação, Instrução E Ensino. In: Didática
- Por Que Alfabetizar Tão Cedo?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online