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Educação a Distância: Um estudo do perfil do aluno de pedagogia da UFRJ
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O objetivo desta pesquisa é traçar o perfil dos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ com relação ao uso do computador e da Internet, com o intuito de avaliar a real possibilidade de inserção de 20% das aulas à distância de acordo com a Portaria 2.253, do dia 18/10/2001 do MEC. Para traçar este perfil, foram aplicados 57 questionários. Participaram deste estudo, 24 estudantes do 1° e 2° períodos e 33 estudantes do 6° e 7° períodos. Os questionários continham 12 questões fechadas sobre a facilidade e dificuldade no uso do computador, além de incluir dados como sexo, período e idade. São apresentadas a seguir as compilações dos resultados: do universo de estudantes pesquisados 96% são mulheres e 84% tem idade entre 18 e 22 anos. Apenas 8% dos estudantes do 1° e 2° períodos e 12% do 6& ordm; e 7º períodos utilizam seu tempo livre para navegar na internet. De acordo com a análise realizada no conjunto de questões, 79% dos alunos do 1° e 2° períodos e 82% dos alunos do 6° e 7° períodos responderam que utilizam muito bem o computador. Nos primeiros períodos nenhum aluno utiliza o e-mail, mas 38% utilizam a internet para a pesquisa. Nos últimos períodos 20% dos alunos utilizam o e-mail e 39% utilizam a internet para a pesquisa. Verificamos que 75% dos alunos dos primeiros períodos, e 73% dos últimos períodos têm acesso a internet em casa; sendo que 85% dos alunos dos últimos períodos e 50% dos alunos dos primeiros períodos já utilizam a internet a mais de dois anos. Com relação ao tempo conectado a internet 46% dos alunos do 1° e 2° períodos e 55% do 6º e 7º períodos ficam na internet de 2 a 6 horas por semana. Verifica-se que 64% dos estudantes dos primeiros períodos e 67% dos estudantes dos últimos períodos responderam que alguns professores da Faculdade de Educação estimulam o uso da Internet. Quanto ao uso de programas, todos os alunos, tanto dos primeiros quanto os dos últimos períodos conhecem e utilizam o Word. O Power Point, depois do Word, é o programa mais conhecido e utilizado. Nos primeiros períodos foram detectados 16 usuários deste programa, e nos últimos períodos 22 usuários. O programa Excel é conhecido e utilizado por 16 estudantes dos primeiros períodos e 21 estudantes dos últimos períodos. A Maioria dos estudantes, 18 dos primeiros períodos, e 21 dos últimos períodos não conhecem o programa Dream Weaver. O programa Corel Draw é conhecido, mas não é utilizado por 15 alunos dos 1º e 2º períodos e 20 alunos dos 6º e 7º períodos. Já o programa Adobe Acrobat, 18 alunos dos primeiros não conhecem e 14 dos últimos períodos conhecem mais não utilizam. Todos os alunos dos primeiros períodos responderam nunca terem participado de Curso On Line, mais 18% dos alunos dos últimos períodos já participaram. A maioria dos estudantes 83% do 1º e 2º períodos e 79% dos 6º e 7º períodos nunca participou de Fórum ou lista de discussão. Conclui-se então, que não há diferenças significativas na utilização do computador entre os períodos, havendo uma semelhança no uso da informática básica. Verificamos que no curso de pedagogia a utilização do computador é satisfatória entre os alunos, portanto 20% da carga horária do curso a distância com uso da internet pode ser implementada.
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