PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Sistema de Ciclos sob o olhar dos professores



É interesse deste trabalho realizar um breve levantamento sobre as possibilidades de olhares dos professores sobre a atual organização em Ciclos que está se impondo à Educação Pública brasileira, focalizando a proposta do município de Niterói, mais precisamente o cotidiano escolar da uma escola dessa rede.
Procuro fazer uma discussão entre possibilidades de ensino por ciclos, seu embasamento teórico, suas vertentes e o sistema de ciclos adotado no município de Niterói. Tomei como referência teórica e prática a experiência dos ciclos de formação em Belo Horizonte, de projeto intitulado; ?Escola Plural?. Além dessa visão, caminho pelo chamado ciclo de aprendizagem no qual encontramos Phillipe Perrenoud como principal teórico. O entendimento do que sejam as ?competências adquiridas? defendidas por Perrenoud, é um ponto parece levar as professoras a transformarem Educação ciclada em Seriação flexibilizada. Ao que parece, essas competências são compreendidas como listagem de conteúdos, deturpando um pensamento inicial que vai de encontro a uma construção de saberes articulados e não a manutenção da fragmentação do conhecimento.
A mudança do sistema seriado para o em ciclos que é, a priori, conceitual, corre o risco de se perder em meio às várias intervenções que são feitas, ou mesmo a ausência delas, nas unidades escolares na tentativa de transpor para o cotidiano escolar mudanças que foram gestadas para além de seus limites físicos e/ou ideológicos. Não há verdadeira práxis
se os sujeitos que dialogam teoria e prática não são os mesmos ! Enxergar e referendar a escola como receptora de conhecimentos produzidos em instâncias exteriores a ela, é privá-la e a seus profissionais do papel de sujeitos pedagógicos,de construtores de conhecimento.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Condições Para Aprender
- A Desvalorização Do Saber Escolar
- Autodomínio E O Destino Com Os Ciclos Da Vida
- Avaliação Escolar: O Que Significa?
- GestÃo Participativa: Visão De Um Coordenador Pedagógico Que A Educação Precisa.
- O Construtivismo Na Prática De Professores De Ciências: Realidade Ou Utopia?
- Anísio Teixeira E A Idéia De Escola Progressiva

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online