PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


CORRENTE PROGRESSISTA E EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL. É POSSÍVEL?



A grande maioria dos professores e dos diretores de escolas públicas de horário integral dizem seguir a corrente progressista. Esta pesquisa pretende analisar quais tendências dessa corrente estão por trás desta afirmação.
Objetivo analisar as tendências educacionais da corrente progressista e como estas estão inseridas nas concepções de Educação Integral; verificar, nos CIEP''s do Estado do Rio de Janeiro, a aceitação ou não das tendências progressistas na concepção de educação integral.
O primeiro objetivo vem sendo trabalhado a partir da fundamentação teórica pertinente aos temas de educação integral e tendências educacionais. Para o segundo objetivo tem sido utilizada pesquisa empírica, com visitas às escolas que desenvolvem uma educação integral<1>.
Serão utilizados ainda questionários para professores, observação de turmas de 1.ª e 4.ª séries. Serão sorteados um professor da 1.ª série e um de 4.ª série para responderem ao questionário.

Como muitos professores dos CIEP''s não são de 40 horas, lecionam também em outras escolas e não têm tempo para poderem se dedicar à docência, a grande maioria não recebe uma formação do que é a educação integral e como lidar com ela. Muitos aprendem no dia-a-dia da escola. E esta pesquisa vem questionar porque as tendências progressistas libertária, libertadora e crítico-social dos conteúdos nem sempre são trabalhadas nas escolas públicas de horário integral.

<1> Serão analisados CIEP´s das coordenadorias: Serrana II- Friburgo, Centro Sul I ?Três Rios e futuramente metropolitana V- Duque de Caxias.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Importância Do Enfoque Histórico Cultural Na Elaboração De Aulas De Ciências
- A Necessidade Do Especialista De EducaÇÃo FÍsica No Ensino Fundamental
- O Que Está Por Trás Da Escola De Tempo Integral
- Qualidade Da Educação Básica Depende De Professores Comprometidos
- EducaÇÃo: Uma Das Poucas Saídas Da Pobreza
- Por Que Alfabetizar Tão Cedo?
- A Gramática Na Aula De Português

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online