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Anísio Teixeira e a Implantação da Escola Progressiva



Como forma de levar o País ao progresso, Anísio Teixeira via na Escola um elemento de suma importância para a consecução deste projeto. A esse respeito, Carlos Barreira afirma que: ?Nesse contexto a reorganização da sociedade implicaria necessariamente a reorganização da educação escolar <...> de acordo com essa leitura do movimento do real, educação e sociedade constituem uma unidade indissociável<1> (BARREIRA, 2001; pp. 101-102)?. O modo a partir do qual a escola se constituiria como elemento formador da mentalidade ro progresso se dá a conhecer a partir da premissa de que a escola deveria formar o educando pelo trabalho (com atividades práticas cuja forma se assemelhasse ao trabalho realizado fora da escola) e para o trabalho (de modo a preparar o indivíduo para se adaptar ao mundo do trabalho, não importante o tipo de transformação produtiva pela qual a sociedade viesse a passar). Assim, conforme será indicado adiante, o trabalho viria a ser o elemento articulador entre as matrizes didático-pedagógicas e as finalidades da escola progressiva do ponto de vista do seu papel social.
A presente comunicação se tornaria entretanto, vaga e nebulosa caso não fosse demonstrado o resultado de todo esforço de reflexão teórica, discussão política e atuação administrativa do ilustre Dr. Anísio. Igualmente importante se torna destacar que esta comunicação se tornaria por demais extensa e desfocada (no que se refere a sua temática) caso fosse realizada uma análise extensa e detalhada da atuação de Dr. Anísio dos anos de 1920 a 1960, por mais que uma espécie de ?magnetismo biográfico? pudesse me impelir nesse sentido. Assim, encerrarei este trabalho procruando mostrar a maneira segundo a qual o grande educador materializou a escola progressiva no âmbito do Centro Educacional Carneiro Ribeiro.
Em 1950, Anísio Teixeira se postava à frente da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, nesta época inaugura uma escola experimental denominada Centro Educacional Carneiro Ribeiro em Caitité, Bahia. Nesta escola, de tempo integral, pública e gratuita, dois pressupostos da escola progressiva foram implementados: 1) o trabalho como elemento organizador da experiência educativa<2>; 2) Centros de interesse que perpassavam a organização das disciplinas escolares. Em relação à organização administrativa das classes, cabe informar que no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, existiam a Escola
Parque
e a Escola
Classe.
Na Escola
Parque
eram implementadas as atividades didáticas experimentais e na Escola
Classe
eram ministradas as aulas relativas aos conteúdos escolares das escolas regulares. É importante lembrar que no Centro Carneiro Ribeiro, ambas as partes eram integradas. Os alunos assistiam pela manhã aulas na Escola
Classe
e à tarde na Escola
Parque.

A iniciativa de Anísio no sentido de implantar em larga escala no âmbito dos sistemas de ensino foi abortada, principalmente após a saída de Anísio Teixeira da Diretoria do INEP (sua gestão durou de 1952-1964). Há que ser mencionado porém que suas idéias e a experiência por ele desenvolvida no Centro Carneiro Ribeiro servem e servirão ainda por muito tempo como importante marco referencial na Educação Brasileira.

<1> BARREIRA, C. Anísio Teixeira e a doutrina do Nacional Desenvolvimentismo. MONARCHA, C. (org.). Anísio Teixeira: a obra de uma vida.
Rio de Janeiro, DP&A: 2001.

<2> Haviam no Centro Educacional Carneiro Ribeiro atividades discentes como: correios, jornais escolares, padarias, alfaiatarias e sapataria, realizadas em oficinas correspondentes Em tais espaços de aprendizagem organizados de acordo com a idéia de trabalho pedagógico, os alunos desempenhavam papéis que lembravam os desempenhadas pelos trabalhadores que se ocupavam com estes ofícios.


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