PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932: a oposição ao movimento renovador



O manifesto de 1932 deu mais impulso ao movimento renovador e suas idéias. Entretanto, pode-se concluir, ao se observar muitas das propostas, que o movimento renovador encontraria forte oposição de determinados grupos, oposição esta bastante evidente nos debates promovidos pela ABE ? Associação Brasileira de Educação.
A questão da educação laica, assunto polêmico até os dias atuais ? porém não com a mesma força ? é um dos motivos dos debates. Não era de interesse da instituição católica um ensino isento de sua parcela religiosa. Os colégios religiosos eram responsáveis por boa parte da educação nacional, e lucravam com isto. E a educação laica poderia deixar mais visível ainda que a população, principalmente nas suas camadas médias, não concedia mais tanto poder à igreja católica, e tanta importância à religião com fazia antes. Tratava-se de um embate não apenas pela detenção de um monopólio da educação do país: era um embate pela manutenção do prestígio.
Além disso, os educadores conservadores também eram partidários de uma educação linear e segmentada, estavam em profunda discordância com o sistema orgânico e integrado proposto pelos renovadores e expressado no Manifesto de 1932. A luta ideológica entre esses dois grupos foi uma constante na trajetória do movimento renovador.
A idéia de um ensino mais democrático, de fácil (gratuito e obrigatório) acesso a indivíduos de todos os grupos sociais também não era, de forma alguma, agradável à elite da época. A boa educação era um privilégio das elites econômicas brasileiras, e a ausência de um ensino de significação real apenas tornaria mais fácil a aceitação do discurso dominante destas elites, aumentando assim o abismo entre classes e evitando que mais e mais indivíduos adquirissem consciência política e capacidade de articulação. Era, portanto, nociva a esta elite a afirmativa de que o progresso só seria alcançado através da educação funcional ? que prepara para o mercado e para a vida ? das massas.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- O Manifesto Dos Pioneiros Da Escola Nova De 1932: Influências Nas Contituições De 1934 E 1937
- O Manifesto Dos Pioneiros Da Escola Nova: Identificando Seus Autores
- Reformas Do Ensino Nos Anos De 1930: Primeiro Ato (1)
- Resumo: A Gestão Da Educação Pública E Seus Desafios
- Evolução Da Educação E Do Ensino
- Reformas Capanemas: Aspectos Positivos E Negativos
- Escola E Democracia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online