PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Pedagogia da Educação Seculo XIX



Johann Wolfgang Goethe ( 1749 - 1832 ) O maior dos escritores da língua alemã, não se ocupou sistematicamente da educação, mas em grande parte de suas obras expôs idéias pedagógicas, e em das mais importantes, Wilhelm Meister, dedicou uma parte inteira, a chamada ?província pedagógica?, à educação. Para ele educação é antes de tudo trabalho espiritual, de humanização. O importante é a formação da personalidade. ?Suma delícia das criaturas é a personalidade?. A pedagogia é vital. Nela emprega a idéia do desenvolvimento, da metamorfose, a partir de um núcleo original manifesto de vária forma, mas igual em todas as manifestações. É ?a forma cunhada que se desenvolve vivendo?. O desenvolvimento, o autodesenvolvimento em que consiste a educação, não se realiza de modo natural, predeterminado e passivo, e sim mediante a ação e o esforço próprios. Assim, a atividade, o fazer, constituem um dos traços essenciais da pedagogia de Ghoete. ?Na vida só a ação importa?. ?Ser ativo é o destino do homem?. E este fazer deve estar sendo dirigido pelo pensar, naturalmente. ?Pensar e fazer, fazer e pensar, eis a súmula de toda sabedoria, em todo tempo praticada, em todo tempo reconhecida, mas nem sempre compreendida. Uma e outra coisa hão de alternar-se eternamente, como a inspiração e a expiração; deviam ser inseparáveis como a pergunta e a resposta?.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Pedagogia Da EducaÇÃo SÉculo Xix
- A Pedagogia No Século Xix
- A Pedagogia No Século Xix
- A Educação Grega E A Pedagogia Grega
- Pedagogia Da EducaÇÃo Seculo Xix
- Pedagogia Positivista
- O Mérito Da Pedagogia Deweyana

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online