PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO SECULO XIX



Gotthold Ephraim Lessing ( 1729 - 1781 )
O grande dramaturgo do século anterior, autor de um tratado, A educação da espécie humana, segundo o qual a história cultural da humanidade se reproduz no desenvolvimento do indivíduo.

Johann Gottfried Herder ( 1744 - 1803 )
Representante da filosofia da vida e do neo-humanismo, para quem a educação é igual a humanização, formação para a razão e a liberdade, para a sensibilidade e para o impulso, para a vida sã e delicada, para a satisfação e o domínio da terra. Seus numerosos escritos sobre a individualidade e a peculiaridade dos povos contêm idéias sobre educação.

Johann Christoph Friedrich von Schiller ( 1759 - 1805 )
O outro grande poeta alemão, ocupa-se da educação em relação à estética. Escreveu Cartas sobre a educação estética do homem, de grande interesse pedagógico. Para ele ?não há caminho algum para fazer racional o homem sensível, além da arte?.
Construiu também uma teoria sobre o jogo como meio para formação da personalidade.

Jean Paul Friedrich Richter ( 1763 - 1825 )
Autor de um tratado, Levana ou da educação, inspirado pelas idéias de Rousseau e de Goethe. Para ele, o fim da educação é a harmonia interior entre a força e a beleza. O elemento vital da educação é a satisfação e a alegria, que não devem ser afogadas pela disciplina. Dá também grande importância à conservação do infantil no menino e à sua educação estética, assim como à educação da mulher.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Pedagogia No Século Xix
- A Educação Pode Tranformar A Sociedade?
- A Pedagogia No Século Xix
- Pedagogia Positivista
- A Busca Do Sentido Na Formação Humana: Tarefa Da Filosofia Da Educação
- A History Of The Problems Of Education
- Educação Escolar, Pedagogia E Didática. In: Didática

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online