PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


PEDAGOGIA POSITIVISTA



Herbert Spencer ( 1820 - 1903 ) - A pedagogia positivista
Na segunda metade do século XIX difunde-se uma corrente filosófica, o positivismo, fundado por Auguste Comte ( 1798 - 1857). Seu maior representante é Spencer, é autor de conhecida obra, A educação intelectual, moral e física, na qual acentua o valor utilitário da educação. ?O ideal da educação consiste em obter preparação completa do homem para a vida inteira. Em geral, o objeto da educação deve ser adquirir do modo mais completo possível os conhecimentos que melhor sirvam para desenvolver a vida intelectual e social em todos os aspectos, e tratar superficialmente os que menos contribuam para esse desenvolvimento?.
Spencer é por fim, o representante da pedagogia individualista, ao negar ao Estado o direito de intervir na educação. Em realidade, há muito pouco de original na pedagogia de Spencer, a não ser a insistência no caráter utilitário, pragmático, da educação, e no valor do conhecimento científico.
Nesta mesma direção, embora mais técnica, está Alexander Bain ( 1818 - 1903), autor da conhecida obra A ciência da educação, a qual, bem que de caráter utilitário, tem valor mais humanista e acentua também o papel da ciência na educação. e deve-se citar também no mesmo sentido cientifico o discípulo e colaborador de Darwin, Thomas Huxley ( 1825-1895), autor de uma obra, Ciência e educação, na qual acentua o valor dos conhecimentos científicos e naturalistas na educação.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Educação E Pedagogia Grega
- A Pedagogia Contemporânea
- A Pedagogia No Século Xix
- A History Of The Problems Of Education
- A Pedagogia No Século Xix
- A Educação Grega E A Pedagogia Grega
- Educação E Sociedade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online