| 
      | 
    
      
        
        
          
            
 
            
              
              
                
                  
                  
                    
                    
                      
Página Principal : Educação
 
  
A  pedagogia Contemporânea 
                        
  
                        
  
Publicidade 
			
			
  
                     
                        
                         
			                
                    A   pedagogia Contemporânea       Nunca houve na história movimento pedagógico rico e intenso como o atual. Ao ressurgimento dos estudos filosóficos e psicológicos, de que em muito se nutre a Pedagogia. Em linhas gerais, podem-se, todavia, distinguir na Pedagogia Contemporânea as seguintes direções :   1ª ) A Pedagogia individual - tem origem na renascença, reconhece o valor substantivo da personalidade; e tem como representantes Erasmo, Vives e Montaigne. Esta ramifica-se da seguinte maneira.   · pedagogia individualista de Ellen Key   · pedagogia naturalista de Luís Gurlitt, Henrich Scharrelmann e Berthold Otto;   · pedagogia da personalidade de Gerhard Budde, Ernst Linde e Hugo Gaudig;   · pedagogia individual anglo-saxônica de William James, Percy Nunn e Bertrand Russell. 
   2º)  A Pedagogia psicológica e experimental  é produto do nosso tempo . A Pedagogia psicológica   representada por Stanley Hall, Willian James, Hugo Münsterberg, Ch. H. Judd, nos Estados Unidos da América; Alfred Binet e Th. Simon, na França; Édouad Claparède e Jean Piaget, na Suiça; e Otto Lipmann, W.Stern e Otto Klemm, na Alemanha. Na mesma corrente, mas com objetivo autônomo, desenvolveu-se a ?Pedagogia experimental?,  os representantes mais   importantes são W. A. Lay e Ernst Meumann na Alemanha, ainda Claparède na Suíça, Robert R. Rusk na Inglaterra, e F. N. Freeman e E. L. Thorndike nos Estados Unidos da América.   Antes realizaram-se importantes observações psicológicas sobre o desenvolvimento da criança; o estudo psicológico sistemático da criança e a aplicação desse estudo à educação .       3º)  A Pedagogia ativa  constitui, sem dúvida, o movimento mais interessante e inovador da educação atual.  O quadro da pedagogia ativa pode ser assim sintetizado :   · A Pedagogia pragmática de James, Dewey, Kilpartrik, Bode e Rugg;   · A Pedagogia da ?escola do trabalho? de Kerschensteiner e Gaudig;   · A Pedagogia da ?escola ativa? de Bovet, Claparède, Ferrière e Piaget;   · A Pedagogia dos ?métodos ativos?, de Montessori, Decroly, Parkhurst, Washburne etc.;   · A Pedagogia das ?escolas novas? de Reddie, Badley, Lietz e Desmolins. 
   4º)  A Pedagogia    social   como ciência é do nosso tempo. Começa realmente com a obra fundamental de Paul Natorp, denominada  precisamente Pedagogia Social e publicada em 1898. Dentro desta corrente podem-se distinguir várias direções :   · A Pedagogia social   idealista, representada pela obra citada de Paul Natorp, inspirada na filosofia Kantiana, e a pedagogia social naturalista de Paul Bergemann, fundada na Biologia e na Antropologia;   · A Pedagogia social histórica de Otto Williann já mencionada, de caráter herbatiano e católico, a de Paul Barth, inspirada nas teorias positivistas de Riehl  Herbert Spencer, e a de Friedrich Paulsen, de caráter antes idealista;   · A Pedagogia sociológica de Émile Durkheim, de tendência marcadamente positivista inspirada em Augustu Comte e a empírica dos sociopedagogistas norte-americanos.        5º)  A Pedagogia  filosófica representa a mais alta expressão da Pedagogia teórica ou, melhor da teoria da educação. Representada  mais  significativamente em nosso tempo :   · A Pedagogia idealista, que compreende várias manifestações, as mais importantes das quais são : a neokantiana, representada por Natorp, já estudado e a neo-hegeliana, de Giovanni Gentile e Gustav Wyneken.   · A Pedagogia dos valores, que por sua vez compreende diversas manifestações, tais como as de Jonas Cohn, August Messer e Paul Häberlin.   · A Pedagogia científico  - espiritual, representada principalmente por Guilherme Dilthey e seus continuadores Theodor Litt e Frischeisen-Köhler.   · A Pedagogia cultural, representada sobretudo por Eduard Spranger e Hermann Nohl. 
                     
                	
  
Veja mais em: Educação
  
Artigos Relacionados
 
  
- Pedagogia Positivista 
  
- O Mérito Da Pedagogia Deweyana 
  
- Parametros Curriculares Nacionais 
  
- Educação Escolar, Pedagogia E Didática. In: Didática 
  
- Parametros Curriculares Nacionais 
  
- Parametros Curriculares Nacionais 
  
- Histórico Do Currículo De Pedagogia Da Ufrj:  A Versão Oficial 
 
 						
		
                    
 | 
                       
                        
                       
                         
			
			
                         | 
                                           
                                        
                  
                 | 
                
            
            
            
             |    |