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A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA



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A RELAÇÃO
FAMÍLIA/ ESCOLA

Por Sonia das Graças Oliveira Silva

Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em
perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a
família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos
filhos e alunos. A escola não deveria viver sem a família e nem a família
deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o
maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e,
automaticamente, para toda a sociedade.

Um ponto que faz a maior diferença
nos resultados da educação nas escolas é a proximidade dos pais no esforço
diário dos professores. Infelizmente, são poucas as escolas que podem se
orgulhar de ter uma aproximação maior com os pais, ou de realizarem algumas
ações neste sentido. Entretanto, estas ações concretas, visando atrair os pais
para a escola, podem ser uma ótima saída para formar melhor os alunos dentro
dos padrões de estudos esperados e no sentido da cidadania.

Atualmente, os pais devem estar cada
vez mais atentos aos filhos, ao que eles falam, o que eles fazem, as suas
atitudes e comportamentos. E, apesar de ser difícil, a escola também precisa
estar atenta. Eles se comunicam conosco de várias formas: através de sua ausência,
de sua rebeldia, seu afastamento, recolhimento, choro, silêncio. Outras vezes,
grito, zanga por pouca coisa, fugas, notas baixas na escola, mudanças na
maneira de se vestir, nos gestos e atitudes. Os pais devem perceber os filhos.
Muitas vezes, através do comportamento, estão querendo dizer alguma coisa aos
pais. E estes, na correria do dia-a-dia, nem prestam atenção àqueles pequenos
detalhes.

Por vezes, os jovens estão tentando
pedir ajuda e, mesmo achando que o filho ultimamente está ?meio estranho?,
muitos pais consideram isso como normal, ?coisa de adolescente?, vai passar, é
só uma fase. Há que se observar estes sinais. Podem dizer muito de problemas
que precisam ser solucionados, como inadequação, dificuldades nas disciplinas, com
os colegas, com os professores, e outras causas.

Aí entra a parceria família/escola. Uma conversa
franca dos professores com os pais, em reuniões simples, organizadas, onde é
permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos, será de grande
valia na tentativa de entender melhor os filhos/alunos. A construção desta
parceria deveria partir dos professores, visando, com a proximidade dos pais na
escola, que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos.
Muitas famílias sentem-se impotentes ao receberem, em suas mãos os problemas de
seus filhos que lhe são passados pelos professores, não estão prontas para
isso.

É necessária uma conscientização muito grande para
que todos se sintam envolvidos neste processo de constantemente educar os
filhos. É a sociedade inteira a responsável pela educação destes jovens, desta
nova geração.

As crianças e jovens precisam sentir que pertencem a
uma família. Sabe-se que a família é a base para qualquer ser, não se refere
aqui somente família de sangue, mas também famílias construídas através de
laços de afeto. Família, no sentido mais amplo, é um conjunto de pessoas que se
unem pelo desejo de estarem juntas, de construírem algo e de se complementarem.
É através dessas relações que as pessoas podem se tornar mais humanas,
aprendendo a viver o jogo da afetividade de modo maisadequado.

Percebe-se que muito tem sido transferido da família
para a escola, funções que eram das famílias: educação sexual, definição
política, formação religiosa, entre outros. Com isso a escola vai abandonando
seu foco, e a família perde a função. Além disso, a escola não deve ser só um
lugar de aprendizagem, mas também um campo de ação no qual haverá continuidade
da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa poderá desempenhar
o papel de parceira na formação de um indivíduo inteiro e sadio. É na escola
que deve se conscientizar a respeito dos problemas do planeta: destruição do
meio ambiente, desvalorização de grupos menos favorecidos economicamente, etc.

Na escola deve-se falar sobre amizade, sobre a
importância do grupo social, sobre questões afetivas e respeito ao próximo.

Reforço aqui a necessidade de se estudar a relação
família/escola, onde o educador se esmera em considerar o educando, não
perdendo de vista a globalidade da pessoa, percebendo que, o jovem, quando
ingressa no sistema escolar, não deixa de ser filho, irmão, amigo, etc.
A necessidade de se construir
uma relação entre escola e família, deve ser para planejar, estabelecer
compromissos e acordos mínimos para que o educando/filho tenha uma educação com
qualidade tanto em casa quanto na escola.



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