| 
      | 
    
      
        
        
          
            
 
            
              
              
                
                  
                  
                    
                    
                      
Página Principal : Educação
 
  
Tendências educacionais 
                        
  
                        
  
Publicidade 
			
			
  
                     
                        
                         
			                
                    Fazendo-se um breve histórico sobre essas tendências verifica-se que na escola tradicional as metodologias utilizadas, eram aulas   centradas no   professor (expositiva, demonstrativa) e exercício de fixação (leitura e cópias).  Na Escola Renovada observa-se que a   metodologia era presa aos   aspectos psicológicos, as   atividades centradas no aluno selecionadas a partir de seus interesses e o professor era o facilitador da aprendizagem. Já na escola tecnicista o professor controlava e dirigia as atividades mecânicas de forma rígida e passível de ser programada em detalhes, houve uma supervalorização da tecnologia, sendo esta mais importante e não o professor. Quanto aos alunos, procurava-se reproduzir indivíduos que reagiram aos estímulos de uma forma a corresponder as respostas esperadas.  A linha da pedagogia Crítico Social onde os aspectos relevantes é o Social e o Político e a metodologia utilizada vem valorizar principalmente a escola pública que se responsabiliza pelo contato das massas com o saber científico em que o professor é um orientador, mediadora, conhecedor, intelectual e generalista onde o educando passa a ser o centro do processo educacional. Com a implantação de propostas pedagógicas sem um estudo real e aprofundado das verdadeiras necessidades e da situação sócio-econômica regional, vigente no país, na maioria da vezes com resultados não satisfatórios, trazem conseqüências graves a sociedade e aos educadores. 
                     
                	
  
Veja mais em: Educação
  
Artigos Relacionados
 
  
- A Família Na Escola:agentes No Incentivo Da Leitura E Na Formação Do Leitor Consciente 
  
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo 
  
- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa 
  
- O Construtivismo Na Prática De Professores De Ciências: Realidade Ou Utopia? 
  
- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento 
  
- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula 
  
- Tradicional Ou Moderno Você Decide 
 
 						
		
                    
 | 
                       
                        
                       
                         
			
			
                         | 
                                           
                                        
                  
                 | 
                
            
            
            
             |    |