PUBLICIDADE

Página Principal : História


Iluminismo



O Iluminismo é uma doutrina filosófica (conjunto de idéias), tipicamente burguesa, que marcou a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e precedeu a Revolução Francesa. Teve seu inicio na Inglaterra, no século XVII e seu auge na França, no século XVIII. A doutrina teve como ?pai? o filósofo John Locke e Renée Descartes (pai do racionalismo) como possibilitador. Outros filósofos como Rousseau, Voltaire, Hobbes, Kant, Montesquieu, Hume e Adam Smith também compartilhavam as idéias da doutrina. Esses filósofos se julgavam a luz do conhecimento, por isso eram chamados de iluministas.

    Apesar de ser um movimento burguês, o Iluminismo queria acabar com os privilégios econômicos da nobreza, pois desejava anunciar um novo mundo. Seus ideais eram a substituição do Absolutismo (poder absoluto do rei), Mercantilismo (intervenção do estado na economia) e da Sociedade Estamental (imobilidade social), sistemas que vigoravam na época. Por esse motivo, a máxima defendida pela doutrina era: ?Liberdade, Igualdade e Propriedade?. Para os iluministas todos os homens nasciam livres, iguais e com direito a uma propriedade. 

    A partir dessas máximas o Iluminismo precedeu e possibilitou a Revolução Francesa e suas conseqüências influenciaram também a historia dos Estados Unidos e até mesmo do Brasil, além de influenciar a sociedade até hoje, afinal, todos os cidadãos que vivem em uma democracia são livres, iguais e tem o direito de adquirir uma propriedade. 

    Os princípios iluministas eram o racionalismo (duvidando-se de tudo é que se chega à verdade absoluta), individualismo (cada um deve ser responsável pela sua evolução) e a liberdade religiosa (eram contra a religião, mas não contra Deus ? conseqüência da Reforma Protestante). Esses princípios refletem hoje em nossa sociedade, onde as pessoas não têm mais tanto afinco com as religiões.

    Apesar de ser uma doutrina filosófica única, existiam idéias diversas dentro do Iluminismo. Alguns filósofos divergiam suas opiniões a respeito da melhor forma de substituir o absolutismo. Rousseau defendia a implantação da república e da democracia. Rousseau dizia também que os homens nasciam bons, mas a sociedade os corrompia. Já Hobbes se opunha essa idéia afirmando que os homens nascem maus, as leis da sociedade é que os tornam bons.

    Resumindo o iluminismo em uma única frase, pode-se dizer que ele é a ?saída do ser humano do estado de não emancipação em que ele próprio de colocou. Essa não emancipação é a incapacidade de fazer uso da razão sem recorrer a outros? ? Kant


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Desenvolvimento Da Filosofia
- O Liberalismo Político
- Discurso Sobre A Origem E Os Fundamentos Da Desigualdade Entre Os Homens
- O Pensamento Iluminista
- Revolução Francesa
- Quatro Conceitos Da Comunicação De Massa (parte 1)
- A Revolução Francesa

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online