PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


A avaliação educacional



A avaliação vem se tornando um tema recorrente na educação brasileira comvistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados por escolas e universidades. A nova LDB deu-lhe grande destaque. Em geral ela não é mais vista como instrumento de controle burocrático. Mesmo assim, ela encontra resistências e não se constitui numaprática constante. Avaliar é um ato que exercemos constantemente no nosso cotidiano. Toda vezque precisamos tomar alguma decisão avaliamos prós e contras.
Quando avaliamos processos, atos, coisas, pessoas, instituições ou o rendimento de um aluno, estamos atribuindo valores. Podemos fazê-lo através de um diálogo construtivo ou, ao contrário,transformar a avaliação num momento autoritário e repressivo. Esta ou aquela opçãodependerá da nossa concepção educacional e dos objetivos que desejamos atingir.
A avaliação da aprendizagem não pode ser separada de uma necessária avaliação institucional, mesmo que elas sejam de natureza diferente: enquanto esta dizrespeito à instituição, aquela refere-se mais especificamente ao rendimento escolar doaluno. São distintas, mas inseparáveis. O rendimento do aluno depende muito dascondições institucionais e do projeto político-pedagógico da escola. Em ambos os casosa avaliação, numa perspectiva dialógica (ROMÃO, 1998), destina-se à emancipação daspessoas e não à sua punição, à inclusão e não à exclusão ou, como diz Cipriano C.Luckesi (1998:180) ?à melhoria do ciclo de vida?. Por isso, o ato de avaliar é, por si,?um ato amoroso? (Idem, ibidem).


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa
- Definição De Avaliação Escolar
- Arte E Avaliação.
- Avaliação Escolar: O Que Significa?
- AvaliaÇÃo
- O Caminho é A Inclusão Nas Escolas
- Processos De Avaliação

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online