PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Educar para Libertar



?A primeira tarefa da educação é ensinar os indivíduos a serem eles mesmos?


Rubens Alves


Durante a primeira fase de desenvolvimento a criança tende a imitar seus familiares mais próximos, principalmente seus pais, de quem ela absorve não apenas seus hábitos mais comuns, mas também grande parte de seus defeitos. Essas características adquiridas nesse período pré- escolar acabam se mesclando à personalidade da criança e conseqüentemente influenciando seu comportamento, em alguns casos, por toda a vida. Quando essa criança inicia sua vida escolar, ela já está cheia de manias e costumes que precisam ser moldados para o convívio com outras crianças e as demais pessoas. Nessa hora é que se torna necessário a sensibilidade do educador, que precisa saber avaliar quando a criança está sendo ela mesmo ou se está simplesmente reproduzindo comportamentos adquiridos, sejam esses positivos ou negativos ao ambiente e, a partir dessa avaliação, acompanhar essa criança no seu desenvolvimento, levando-a a desenvolver sua própria personalidade, ensinando-a a tomar decisões, a fazer suas próprias escolhas.

Nesse processo de aprendizagem podem ser utilizados diversos métodos lúdicos tais como: jogos individuais e coletivos, apresentação de filmes, encenação de peças e etc., dessa maneira a criança irá se descobrindo aos poucos e aprenderá a se reconhecer, sem interferência externa, ela aprenderá a se enxergar como um indivíduo, como alguém que faz parte de um grupo mas que tem vida independente deste, após esse processo de auto-identificação o aluno estará mais apto e mais receptivo para que outras tarefas educacionais sejam realizadas e ele mesmo participará com mais interesse dessas atividades.

A educação pode ser a grande responsável nesse processo de identificação e ?libertação? do indivíduo, fazendo com que cada um possa se reconhecer como único no mundo, porém sem perder a noção de que os outros também têm suas próprias identidades, isso criará uma noção de respeito mútuo que será de grande valia para o indivíduo e para a sociedade.

Alex José de Souza
24/04/2007


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- As Crianças Precisam De Cuidados
- Dificuldade De Aprendizagem
- Nobert Elias
- Os Impactos Das Novas Tecnologias Na Educação
- Socialização E Seus Tipos
- Mecanismos E Agentes De Socialização
- A Importância Da Cidadania No Universo Da Aprendizagem

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online