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Abordagem sócio-cultural



1 A Abordagem Sócio-cultural Este trabalho visa trazer à discussão uma preocupação do pedagogo Paulo Freire com os aspectos sócio-político-culturais, mais especificamente no contexto brasileiro, aliado a ênfase dada ao fenômeno da cultura popular surgida no pós II Guerra Mundial, unida à problemática da democratização da cultura. Em países industrializados o Movimento de Cultura Popular tem voltado-se para valores que caracterizam um povo em geral, já nos países do Terceiro Mundo, esse movimento tem-se voltado freqüentemente para as camadas sócio-econômicas inferiores, tendo como uma de suas tarefas a alfabetização de adultos. Observa-se o valor inestimável desta Abordagem para o amplo desenvolvimento e crescimento da sociedade, bem como no bem-estar do ser humano. Uma das obras referentes a esse tipo de abordagem, que enfatiza aspectos sócio-políticos-culturais, mais significativas no contexto brasileiro, e igualmente uma das mais difundidas, é a de Paulo Freire, com sua preocupação com a cultura popular. Após a II Guerra Mundial, a preocupação com a cultura popular tomou impulso, organizando-se em forma de Movimento com ênfase na cultura popular, naquilo que é inerente ao povo, possibilitando uma real participação do povo enquanto sujeito de um processo cultural. Uma característica marcante é o não fornecimento de coisas prontas, sendo trazido valores inerentes às camadas da população para que os indivíduos os assumam e não somente os consumam. O Movimento de Cultura Popular é uma síntese de tendências, tais como o neotomismo, o humanismo, a fenomenologia, o existencialismo e o neomarxismo. 2 A Pedagogia da libertação Paulo Freire delineou uma pedagogia da libertação, intimamente relacionada com a visão do terceiro mundo e das classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base. Informações colhidas no CEDOT No entanto, a obra de Paulo Freire ultrapassa esse espaço e atinge toda a educação, sempre com o conceito básico de que não existe uma educação neutra: segundo a sua visão, toda a educação é, em si, política. Palavras (articuladoras do pensamento crítico) e a pedagogia da pergunta, são princípios da pedagogia de Paulo Freire. Conforme o pensamento e a visão do Movimento criado por Paulo Freire, segue algumas interpretações sobre as principais áreas e fatores da educação O Homem e o Mundo Na Abordagem Sócio-cultural, o homem e o mundo são considerados conjuntamente interacionistas (homem-mundo, sujeito-objeto). O homem é o sujeito da educação, sujeito de sua práxis, sendo um ser concreto, situado no tempo e no espaço, inserido num contexto histórico (sócio-econômico-cultural-político); sujeito de reflexão e ação sobre o mundo com o fim de modificá-lo. Sociedade-cultura A cultura é ?todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações dialogais com outros homens?. (Freire, 1974, p.41). Conhecimento Com uma perspectiva interacionista na elaboração do conhecimento, ligado ao processo de conscientização, o Movimento compreende que o conhecimento é elaborado e criado a partir do mútuo condicionamento, pensamento e prática. Como processo e resultado, consiste ele na superação da dicotomia sujeito-objeto. Educação A ação educativa pressupõe uma análise de homem e do contexto deste homem. A educação deve permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer com os outros homens relações de reciprocidade, fazer cultura e história.A


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