PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Educação se faz com bons exemplos




Alex José de Souza ? Março 2008

"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer. Quero educar os educadores. E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar. Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de conviver com os outros. A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar" Rubem Alves

Eu ainda acredito que o Brasil tenha jeito, mas tenho medo de perder essa esperança;digo isso embasado em tudo o que tenho visto e ouvido e experimentado nos últimos anos.
Percebo que o contexto da educação nacional já está, há muito, desfocado.Nem bem começou a valer a nova LDB (9394/96) e já vemos que a educação no Brasil não é problema de se criar novas leis mas de fazer valer as que já existem, aliás os nossos legisladores, aqueles que deveriam dar exemplo, são os primeiros a mostrar em cadeia nacional que não foram educados devidamente, pois mentem, roubam, agridem, corrompem e são corrompidos.Como é que eles esperam que o Brasil de amanhã seja educado se a lição prática que se recebe hoje não condiz com o que está escrito?
Que tipo de educação tem o poder de mudar a história da nossa nação? Como podem educadores desgastados, desmoralizados, mal-remunerados e abandonados pelo poder público fazer alguma coisa pelas crianças e jovens se quem deveria dar condições a eles de fazê-lo não o fazem? Eu tenho medo, muito medo mesmo, pois dentro em breve estarei enfrentando uma sala de aula repleta de jovens que precisarão aprender alguma coisa de mim, que esperarão ouvir de mim alguma coisa que os faça acreditar que o Brasil é muito mais do que uma nação que só desperta de quatro em quatro anos, quando o orgulho aflora e tudo se reveste de verde e amarelo, a nação de milhões de torcedores.Parece que o povo espera que mais uma vitória da seleção dará fim ao caos generalizado que tomou conta do nação, na saúde, na sociedade, na política e até na natureza, tudo por causa do caos na educação pois são médicos, professores, enfermeiros, cidadãos, trabalhadores e legisladores mal-educados (não porque haviam educadores incompetentes, mas porque não se permitia-lhes educar como convinha).
Eu acredito que educação se recebe primeiro em casa. Os valores morais, o respeito ao próximo, aos mais velhos; tudo isso deveria vir de casa, mas não é mais assim, cada vez mais os pais estão criando os seus filhos, sem preparo (meninas cada vez mais jovens engravidando, isso também é falta de instrução ou exemplo de casa) e meninos sem se preocupar com essa nova vida que será posta no mundo, sem maturidade dos pais, também crianças, é deixado ao relento, criado pela babá eletrônica até a idade de ir para a escola, aí atribuem ao professor a responsabilidade de fazer aquilo que os pais estão cada vez mais incompetentes para fazer: educar.Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco vão fazer uma conexão Maternidade ? Escola, as mães tendo os filhos e os professores fazendo o parto.
precisamos parar de inverter papéis, sejamos realistas, os educadores não podem se tornar pais dos filhos dos outros, cada um crie e eduque seus filhos de maneira a irem para a escola prontos para receber a instrução para a vida em sociedade, que é a parte de cabe aos educadores.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Falando Sobre Limites
- Faltou O Berço...
- EducaÇÃo Dos Filhos: Tarefa DifÍcil
- Aprendemos Com As Crianças
- Os Impactos Das Novas Tecnologias Na Educação
- Educação E Escola
- A Desvalorização Do Saber Escolar

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online