PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Ética e Educação



O texto Ética e Educaçãoa enfatiza de que forma os problemas sócio-econômicos interferem nas diversas instituições da sociedade, ressaltando principalmente os seus efeitos na estrutura familiar, que fragilizada não possui condições para dar o devido amparo às suas crianças. Diante deste quadro, a escola acaba por assumir uma responsabilidade além de seu campo natural de ação objetivando dar apoio às famílias na tentativa de resguardar, além de promover o desenvolvimento necessário às crianças de um modo geral, sendo necessária a colaboração e participação de toda a sociedade.
Aborda-se a grave crise no campo da ética, decorrente do descrédito na justiça e na lei, justificada pelo fato de não estarem as questões éticas desvinculadas do quadro político, econômico e cultural, e neste contexto os valores deixam de se apresentar como padrões orientadores de conduta. Neste processo distorcido, a violência passa a funcionar como ferramenta de poder intervindo na organização social, sendo internalizada de tal forma que passa a ser vista como uma questão natural, assim como o as mazelas sociais e o constante estado de segregação no qual vive mais da metade de nossa população com a ?cumplicidade? e o ?consentimento? da sociedade.
A exclusão social é caracterizada como um processo histórico, que perpassa as décadas recebendo as mais diversas denominações, porém , sem qualquer solução até então. A escola é vista como ?colaboradora? neste processo a medida que reproduz as desigualdades quando permite a reprodução da cultura dominante, recebendo, contudo, como opção para reverter essa imagem a sugestão para que se discuta a exclusão de forma profunda e em todas as suas práticas, utilizando-se de sua capacidade de produção com a finalidade de aniquilar a mencionada exclusão.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Sociedade Da Informação
- Pais De Volta à Escola
- A Escola Conservadora E As Desigualdades Frente à Escola E à Cultura
- Dez Pontos A Rever Na Educação
- Sobre A Sociologia Educacional De Pierre Bourdieu - 2: O Papel Da Escola Na Sociedade
- Teorias Críticas: Currículo Escolar Como Reprodutor Das Desigualdades
- GestÃo Participativa: Visão De Um Coordenador Pedagógico Que A Educação Precisa.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online