PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Desvendando a Águia e a Galinha



Após a leitura do texto ?A Águia e a Galinha?, de Leonardo Boff, surgiram muitos questionamentos sobre a natureza do ser. No conto, uma águia é acolhida por um camponês e criada como galinha, e, somente após a intervenção de um naturalista, passa a agir como águia. Galinhas e águias são de diferentes espécies, mas nada impediu a águia de construir sua vida e seus hábitos a partir daquele contexto social, tornando-se galinha.
A princípio, é muito fácil considerar um estado natural e desprezar toda a construção antropo-sócio-histórico-cultural, mas a dúvida persiste: Existe um estado natural do ser humano? Qual o verdadeiro estado natural da nossa espécie? Ou, talvez e melhor dizendo, qual o seu verdadeiro estado de natureza?
Se perguntarmos quem alcançou a condição primordial, Madre Thereza ou Bill Gates; certamente a maior parcela da população diria que foi a abnegada religiosa. Contudo, se perguntássemos qual vida cada um escolheria, não tenho dúvidas que a Microsoft seria a empresa mais disputada do mercado.
É importante considerarmos que o conceito de estado de natureza é também uma construção social e que varia de acordo com a cultura, a época, as vivências. Não há um único estado natural para o ser humano, mas vários princípios construídos ao longo da vida.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Sociedade- Um Dos Elementos Do Estado
- Abordagem Do FilÓsofo Michel Sobre A QuestÃo Ambiental
- Cap. I ? Os Pressupostos Históricos. In: O Positivismo Jurídico
- Ética E Educação
- A Política
- Introdução Ao Estudo Do Direito - Conceito De Direito
- A Visão Ecológica De Leonardo Boff

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online