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Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: Escola: espaço do projeto po


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Um projeto pedagógico exige reflexão acerca das finalidades da escola. Deve se ater ao dia a dia da escola e as sua relações. Em seu processo de elaboração, dois momentos são extremamente importantes, o da concepção e o da execução. Em resumo, o projeto pedagógico reflete a realidade da escola e, segundo a LDB, a escola deve assumir o papel de refletir sobre sua intencionalidade educativa. Um ponto importante é saber diferencia projeto pedagógico de plano de trabalho. Um projeto pedagógico remete-se a organização do trabalho pedagógico da escola, um caminho a ser seguido um compromisso, enquanto o plano de trabalho está relacionado com a organização da sala de aula e outras atividades pedagógicas e administrativas. Outro aspecto importante à escola se refere a sua autonomia, ou seja, não depender totalmente dos órgãos que definem a política que a escola deve executar. Em outras palavras, a escola deve produzir seu próprio conhecimento e não só reproduzir aquele que lhe é ofertado ou imposto. Sendo assim a construção de uma identidade própria para a instituição se estabelece em uma relação de interação social, enfatizando a responsabilidade de todos os envolvidos no processo educacional. Esta autonomia deve incluir quatro diferentes dimensões que relacionam-se e articulam-se entre si, são elas: a autonomia administrativa que consiste em poder gerir seus planos, programas e projetos a sua maneira; a autonomia jurídica diz respeito a escola elaborar suas próprias normas e orientações, como por exemplo, matriculas e transferências de alunos, admissão de professores, concessão de graus, etc.; a autonomia financeira refere-se a possibilidade da escola administrar todos os recursos a ela destinada; a autonomia pedagógica está relacionada ao projeto pedagógico, à sua função social, à clientela, à organização curricular, à avaliação bem como os resultados, consiste na liberdade de ensino e pesquisa. A escola deve ter claro o seu objetivo e pensar sobre o mesmo. A escola tem uma finalidade, a produção e a socialização do conhecimento, das ciências, das letras, das artes, da política e da tecnologia. Desse o modo, o professor deve apresentar ensinar a duvidar do real, compreender a realidade socioeconômica, política e cultural, ou seja, garantir a formação. Formação essa que é a auto-reflexão crítica a consciência da nossa inconsciência, autonomia/liberdade, a autodeterminação do pensamento (contra a massificação).


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